sábado, 8 de janeiro de 2011

Inverno intensifica incômodos Otorrinolaringologista ensina os cuidados para amenizar os sintomas

Tosse, olhos lacrimejando constantemente, dores de cabeça e na região que vai do nariz às bochechas e secreção nasal podem ser sintomas de alergias (rinite, asma e/ou bronquite), que se intensificam nas baixas temperaturas, conseqüência dos dias mais secos e maior índice de poluição e pó.

"As piora das alergias é mais freqüente nesta época do ano. Primeiro porque o próprio clima deixa um número maior de partículas em suspensão no ar, aumentando a reatividade no trato respiratório. Segundo porque a aglomeração das pessoas no frio facilita a transmissão de resfriados e gripes, infecções que pioram o problema", explica o otorrinolaringologista do Hospital Bandeirantes, Dr. Arthur Castilho.

O tratamento para Rinite é feito de maneira continuada - regular - além da utilização de solução fisiológica para a lavagem nasal. Outras medidas medicamentosas exigem acompanhamento médico e estão relacionadas à administração de anti-histamínicos e corticóides tópicos.

"Para amenizar os sintomas, as pessoas podem tomar algumas medidas em casa como passar pano umedecido no chão todos os dias, trocar a roupa de cama duas vezes por semana e manter animais domésticos fora do quarto. Além disso, se deve limpar debaixo da cama e em cima dos armários, ensacar bichos de pelúcia, optar por cortinas que não retenham pó e manter a casa bem arejada, principalmente, o s quarto s ", aconselha Dr. Castilho.

Ao contrário do que muita gente pensa, as crianças não são necessariamente as que mais sofrem com as alergias, pois a incidência deste mal depende do nível de reatividade de cada indivíduo. Segundo o médico, só uma consulta com um otorrino p ode definir qual a gravidade do quadro e como tratá-lo.

Os descongestionantes nasais, conhecidos também como vasoconstritores tópicos, são vendidos sem receita e as pessoas abusam do seu uso. Mas o especialista alerta que raramente o medicamento é receitado e, quando há indicação, o uso tem que ser por curto período e com acompanhamento.

"Estes medicamentos podem ter efeitos adversos severos se usados de forma irregular, pois tendem a induzir um quadro de rinite medicamentosa e agravar outras afecções do organismo", conclui.

Dr. Arthur Castilho
Otorrinolaringologista do Hospital Bandeirantes