quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Como sair do sufoco financeiro

Aprenda a colocar as finanças em dia, mesmo em casos de urgência como demissão repentina, gravidez não programada ou doença séria na família

Está com uma urgência financeira e não quer ficar com saldo devedor? Veja o que fazer em cada situação:

Descobri uma doença séria na família

Planeje-se
Guarde notas e recibos de consultas e medicamentos e anote os gastos num caderninho. Isso ajuda muito a manter o controle.

Peça ajuda à família
Se você ou seu marido estiverem doentes, seus pais, sogros ou filhos podem dar uma mão nas tarefas domésticas. Caso o doente não seja da sua casa, reúna seus parentes para se revezarem nos gastos, cuidados e visitas do paciente ao médico.

Nunca viveu isso?
Para ter direito ao auxílio-doença quando precisar, você ou seu patrão devem recolher mensalmente o INSS. A Guia de Previdência Social (GPS) está no site da Receita Federal (Meu marido foi demitido

Solicite o seguro-desemprego
Procure um posto de atendimento do Ministério do Trabalho ou uma agência da Caixa Econômica Federal. Para conseguir o benefício, é preciso que seu companheiro tenha registro em carteira e pelo menos seis meses na empresa em que foi demitido. O valor do seguro varia entre R$ 465 e R$ 870, conforme o último salário recebido, e pode ser pago em até cinco parcelas.

Invista num dote
Faça crochê, brigadeiro, bijuterias, enfeites de biscuit e o que mais seu talento permitir. E divulgue seu trabalho na internet: não custa nada e o resultado é garantido.

Aprenda a guardar
Os especialistas sugerem que todo empregado tenha na poupança o equivalente a três meses de salário. Parece muito, mas, quando surge o imprevisto, esse dinheiro mal dá pro cheiro.

Meu filho bateu o carro (ou a moto)

Usem transporte coletivo ou carona
Trem, ônibus e metrô não são as únicas opções para quem está a pé. Você, seu marido ou seus filhos podem pegar carona com vizinhos, amigos e colegas de trabalho.

Evite o prejuízo
Faça manutenção periódica da moto ou do carro: teste os freios, troque o óleo conforme a quilometragem indicada e não rode com pneus carecas. Além disso, fazer um seguro pode não sair barato, mas evita muita dor de cabeça.

Fiquei grávida

Coloque as finanças em dia
Aproveite os nove meses para fazer um pé-de-meia.

Evite as compras caras por impulso
Pesquise na internet antes de escolher o trocador, o cadeirão ou o carrinho de bebê que irá usar.

Recicle
Reaproveite peças do enxoval do seu sobrinho, afilhado...

Anote tudo
Coloque no papel as despesas com fraldas, vacinas, brinquedos e medicamentos.

Pense em tudo
Contrate já um plano de saúde.

Como guardar dinheiro para urgências

1. Divida seu salário em dez partes.
2. Separe sete dessas partes para pagar despesas essenciais: luz, água, aluguel, escola, farmácia, supermercado...
3. Aplique na poupança uma dessas dez partes.

ANAMARIA