quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Um Jeito Natural de Prevenir Cáries

Estudo mostra que o extrato do bacupari, fruta brasileira encontrada da Amazônia ao Rio Grande do Sul, é tão eficaz quanto antissépticos bucais para combater a bactéria que ataca os dentes.
Uma substância extraída do bacupari, fruta brasileira encontrada de Norte a Sul do país, é capaz de prevenir o surgimento de cáries (foto: Marcelo dos Santos).

Uma fruta encontrada em uma área que se extende da Amazônia ao Rio Grande do Sul pode ser o futuro da prevenção de cáries. Pesquisadores brasileiros descobriram no bacupari uma substância tão eficiente no combate à bactéria que ataca os dentes quanto o antisséptico químico mais usado por dentistas em consultório. Ao contrário dos compostos artificiais, o antibiótico natural não altera o paladar e não provoca manchas nos dentes.

A substância encontrada no bacupari, a 7-epiclusianona, foi isolada e identificada pela primeira vez em 1999 pelo químico Marcelo dos Santos, do Laboratório de Fitoquímica e Química Medicinal da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais. O pesquisador já estudava o bacupari há mais de 16 anos e descobriu suas propriedades antibacterianas a partir do uso popular da fruta. “Mesmo sem a comprovação científica, algumas pessoas usavam o bacupari em garrafadas e chás para curar infecções e tumores”, conta.

Em baixas concentrações, o extrato da casca de bacupari inibe a ação da bactéria causadora da cárie.

A partir desses resultados, pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovaram agora em testes com culturas de bactérias a eficiência da substância no combate a cáries e descobriram que ela é encontrada em maior concentração na casca do bacupari. O extrato da casca da fruta se revelou um poderoso antibiótico: em baixas concentrações, entre 2,5 e 5 microgramas/mililitro, ele inibe a ação da principal bactéria causadora da cárie, a Streptococcus mutans.
MAIS SAÚDE