segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Dengue x amamentação

Se você está com dengue ou suspeita da doença não precia parar de amamentar o seu filho. Segundo o pediatra e infectologista Eitan Berezin, presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, não existe passagem do vírus pelo leite materno e nem por qualquer secreção. A transmissão se dá exclusivamente pelo mosquito. A mulher com dengue deve continuar amamentando, a não ser que esteja muito debilitada.

Falta de apetite, náuseas, vômitos e diarreias são os sintomas mais comuns da doença e deixam o corpo enfraquecido. A recomendação do pediatra é para que as mães descansem bastante e se cuidem. Como há muita perda de líquido, é importante se manter hidratada. Pode-se optar por água, soro caseiro, sucos de frutas, principalmente os ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola, caju), que aumentam a absorção de ferro pelo organismo - e evitam anemia -, chás em geral, água de coco e picolés de frutas.

A alimentação deve ser leve, com alimentos de fácil digestão e absorção e ricos em ferro. "Sopas, frutas, purê de batata, cenoura e mandioquinha são boas opções. Faça um caldinho de feijão ou bata um pedaço de carne vermelha ao preparar uma sopa", diz Andrea Frias, doutora em ciência da Nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita. Os alimentos devem ser feitos com pouca gordura e sem condimentos.

É importante ainda se alimentar de três em três horas. "Se não tiver apetite, coma pelo menos duas colheres da comida, espere um pouco e tente novamente", afirma Andrea. Se houver muita perda de peso ou não conseguir comer de forma alguma, vale a pena conversar com o médico sobre a possibilidade de incluir complementos nutricionais na dieta. Com essas dicas, que também servem para grávidas e crianças, o estado nutricional do organismo ficará melhor e será mais fácil lidar com a doença. Revista Crescer