terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mulheres têm mais problemas de visão, Conheça alguns dos problemas oftalmológicos mais prevalentes nas mulheres

SÍNDROME DO OLHO SECO — Como o próprio nome diz, é a escassez da lubrificação ocular natural. Em geral, provoca sensação de ardência, ressecamento, coceira e sensibilidade à luz.
Solução:
A aplicação de lágrima artificial, em forma de colírio, é o tratamento mais eficaz para o desconforto.
CATARATA — É quando o cristalino — lente dos olhos que foca as imagens — passa a ficar turvo progressivamente, levando à dificuldade para enxergar.
Solução:
A única saída para esse embaço todo é substituir, cirurgicamente, o cristalino por uma lente artificial.

GLAUCOMA — Trata-se do aumento da pressão interna do olho. Sem controle, aos poucos danifica as células do nervo óptico, que perde sua capacidade de transmitir as imagens para o cérebro, provocando cegueira.
Solução:
Para estabilizar a pressão intraocular, os médicos podem lançar mão de colírios específicos, medicamento oral e até cirurgia, se necessário.

DISTÚRBIOS DE REFRAÇÃO — São os populares miopia, a dificuldade para enxergar objetos distantes, hipermetropia — quando os cenários próximos ficam desfocados — e astigmatismo, caracterizado pela distorção das imagens. Alterações na curvatura do cristalino ou da córnea, a estrutura por onde a luz penetra nos olhos, deflagram esses desvios.
Solução:
Óculos, lentes de contato e cirurgias são recursos eficientes para corrigir o olhar desfocado.

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE — As células da mácula, região da retina responsável pela visão detalhada e central, começam a se deteriorar com o avançar dos anos. É uma das principais causas de perda da visão.
Solução:
Infelizmente, os danos provocados pela doença são irreversíveis. A melhor estratégia é, por meio de medicamentos ou cirurgia, tentar barrar sua progressão.

ADRIANA TOLEDO