quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Saúde sexual masculina

Em 2009, o Ministério da Saúde brasileiro lançou a Política Nacional de Saúde do Homem, que visa combater o alcoolismo, o tabagismo, a obesidade e, principalmente, o câncer de próstata, entre outras doenças ligadas ao aparelho sexual masculino. “Apesar de todo o esforço empreendido é necessário, acima de tudo, criar uma cultura de prevenção entre os homens”, avalia Oskar Kaufmann, urologista do corpo clínico dos Hospitais Albert Einstein e São Luiz.

Kaufmann ressalta ainda que “a saúde é um bem incomparável. E o homem deve ser disciplinado neste quesito, principalmente, com o seu pênis. É como seguir alguns mandamentos da boa saúde”, completa.

Com base em dicas de saúde e higiene fornecidas pelo especialista, é possível definir os 10 mandamentos para o homem, que dizem respeito à sua vida sexual e à integridade do pênis:

1. Usar a camisinha em toda e qualquer relação sexual;

2. Usar camisinha antes de fazer qualquer penetração;

3. Lavar o pênis diariamente;

4. Lavar o pênis após as relações sexuais;

5. No banho, puxar o prepúcio para trás e limpar completamente a região que fica coberta e não deixar o esmegma se acumular;

6. Enxugar bem depois de lavar, evitando irritação e assaduras;

7. Não usar pomadas ou cremes sem orientação médica;

8. Procurar um médico o quanto antes se notar feridas, bolhas, corrimento uretral, ardor e/ou dor ao urinar;

9. Avisar a parceira para procurar um médico o quanto antes também, para que ela procure tratamento;

10. Não manter relação sexual se apresentar feridas, bolhas, corrimento uretral e ardor ao urinar.

O homem, muitas vezes, acaba se expondo quando pratica relações sexuais sem usar preservativo, ficando vulnerável e podendo contrair doenças que irão prejudicar sua saúde corporal e aparência do pênis e, em casos mais graves, inferir em seu desempenho.

“Homens falam muito do seu pênis, mas é necessário olhar para ele e examiná-lo, pois é neste auto-exame que se pode identificar problemas, infecções ou doenças. E alguns desses problemas são causados por falta de higiene e podem ser identificados visualmente. O principal método de prevenção é o uso do preservativo”, completa Kaufmann, lembrando que a camisinha ajuda a evitar doenças como herpes simples, sífilis, HPV e AIDS.