quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dicas para combinar musculação e carboidratos da melhor forma

A musculação é o único caminho para garantir massa muscular, reduzir o risco de lesões nas articulações e prevenir a osteoporose.
E os carboidratos? Qual a relação deles com as atividades físicas?
Os carboidratos são essenciais para dar energia ao organismo, ainda mais se você se exercita. Não é à toa que atletas comem quantidades generosas de macarrão.

Vejam algumas dicas para melhor aproveitar as energias e os exercícios físicos:

• Você vai pegar leve, mas precisa, e muito, de energia e saúde: sempre tenha um carboidrato por perto: barrinhas de cereais, pão integral. Nunca pule refeições. Aliás, nas refeições, você já sabe: tem de comer carboidratos, seja em forma de arroz, pão, macarrão ou batatas.

• Sempre que possível, prefira massas, arroz e pães integrais. Os grãos integrais saciam mais a fome, ajudam o funcionamento do seu intestino e retardam a absorção da glicemia (bom para quem tem diabetes).

• Quer provar um carboidrato muito saudável e delicioso? Prepare um macarrão ‘al dente’ (ou seja, deixe a massa mais durinha, menos cozida), faça um molho de tomates frescos, com um fio de azeite e folhinhas de manjericão. É delicioso e muito, muito, saudável: faz bem ao seu colesterol,não engorda e dá energia de sobra.

• Sua mãe já dizia: “não corra depois de comer!” Sabedoria popular, ciência pura: antes de se mexer por aí, nada de estômago cheio.

• Antes do exercício, escolha alimentos que previnam a sensação de fome e o cansaço, mas o estômago não pode estar cheio. Um sanduíche leve de peito de peru, queijo ou ricota, ou atum e salada; um suco de fruta fresca, sem açúcar; uma fruta.

• Antes também evite alimentos que causem sensação de barriga cheia e que possam provocar gases, como hortaliças do tipo brócolis, repolho ou couve-flor, ou alimentos muito temperados, coisas que possam soltar o intestino. Mesmo que nada aconteça, você vai se sentir desconfortável, com a barriga dilatada.

• Durante, o negócio é água, água, água. Evite bebidas tipo isotônicas, do gênero fortificantes, especialmente se você tem pressão alta (muitas contêm sódio) ou diabetes (muitas têm alta taxa de açúcar).

• Depois, espere um tempinho e coma algo leve: uma massa fresca com tomates, uma salada com carne magra grelhada, um peixinho bacana, suave, com molho de ervas.