sábado, 26 de dezembro de 2009

Testosterona influencia diretamente na saúde geral do homem

Diversos estudos têm demonstrado que a queda das taxas de testosterona no organismo masculino associada ao avanço da idade está ligada também a males crônicos, especialmente àqueles que representam alto risco para o desenvolvimento de doenças metabólicas e cardiovasculares: diabetes tipo 2, obesidade, hipertensão e dislipidemia (colesterol alto).

Esse fenômeno, conhecido como Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) – também chamado de hipogonadismo – tem prevalência de 20% a 35% entre a população masculina com mais de 40 anos.

O problema pode acarretar sintomas psicológicos como depressão, irritabilidade e dificuldade de concentração, além da possibilidade de agravar doenças crônicas como obesidade e hipertensão arterial, além de aumentar o risco cardiovascular.

“A população está envelhecendo rapidamente, sendo que daqui a 10 anos teremos mais de 30 milhões de pessoas com mais 60 anos no Brasil. Diante disso, algumas doenças que estão vinculadas ao DAEM terão a incidência aumentada”, explica Ernani Luis Rhoden, urologista e pesquisador ligado à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSRS).

“Por isso, a relação entre níveis de testosterona no organismo masculino e o aumento do risco cardiovascular e de morte vem sendo amplamente estudada”, completa o urologista.

A introdução de um tratamento específico para normalizar os níveis de testosterona em homens que apresentam queda das taxas desse hormônio no organismo é recente. Mas, de acordo com especialistas, é importante manter as taxas hormonais em dia. “A testosterona atua para diminuir a gordura corporal, reduzir o risco de osteoporose, melhorar o desempenho intelectual e a função sexual do homem”, diz Rhoden.

Sintomas são diversos e ajuda do médico é essencial para identificar a síndrome:

Níveis baixos do principal hormônio masculino estão relacionados com o surgimento de sintomas semelhantes aos da menopausa feminina e ao agravamento do quadro de síndrome metabólica.

Os níveis de testosterona variam entre os homens. Em geral, os níveis desse hormônio diminuem anualmente 1% após os 30 anos. Por volta dos 70 anos essa diminuição chega ao 50% dos níveis originais.

É importante procurar um médico antes de atribuir esse decréscimo à idade. Várias condições clínicas (como apnéia do sono) podem contribuir para a variação dos níveis de testosterona.

Fique atento a alguns sintomas da diminuição desse hormônio, observando: disfunções sexuais, mudanças no padrão de sono, problemas físicos (menor resistência muscular ou problemas nos ossos) e alterações emocionais (sentir-se triste ou deprimido com maior frequência). Bem Estar