quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Hipertensão pode levar a AVC silencioso

Infartos lacunares silenciosos, ou seja, uma espécie de AVC que parece não deixar nenhum sintoma visível, mas que pode causar algum dano ao cérebro, são muito comuns em pessoas com mais de 60 anos, especialmente aquelas com problemas de pressão alta. É o que indica estudo publicado em julho passado no periódico Neurology, da Academia Americana de Neurologia.

Esse tipo de AVC não é exatamanente silencioso, diz Perminder Sachdev, da Universidade de New South Wales, na Austrália. De acordo com o pesquisador, esse tipo de problema pode ser evidenciado através de falhas na memória ou outras dificuldades ligadas à linha de raciocínio e se constituem em uma possível causa de demência. A pressão alta, continua Sachdev, é uma condição de fácil tratamento e deve haver um trabalho de prevenção nessa área para diminuir a incidência de doenças vasculares.

O estudo pesquisou 477 pessoas com idade entre 60 e 64 anos que foram acompanhadas por 4 anos. No início do estudo 7.8% dos paticipantes sofreram infartos lacunares silenciosos, e pequenas áreas danificadas do cérebro ficaram visíveis por meio de exames de ressonância magnética, mas nunca causaram nenhum sintoma visível. Ao final de 4 anos de acompanhamento, esse número aumentou para 8,4%. Os pesquisadores identificaram que pessoas com pressão alta tinham 60% mais chances de sofrer AVCs silenciosos. Pessoas com algum tipo de dano cerebral ligado aos chamados “hipersinais em substância branca” (disfunções na massa interna do cérebro e que são visíveis no exame de ressonância magnética) também se mostraram cinco vezes mais propensão aos infartos lacunares silenciosos.

University of New South Wales