sábado, 26 de dezembro de 2009

Dentistas respondem suas dúvidas

É importante usar um antisséptico para enxaguar e bochechar?
Os antissépticos são eficazes para quem tem mau hálito, porque combatem as bactérias. Mas eles não substituem a escova e o fio dental. Evite produtos com álcool na fórmula e os muito coloridos. Eles podem escurecer os dentes.

Existe uma pasta de dente ideal?
Não existe fórmula perfeita. O creme dental precisa ter gosto agradável e não pode causar enjoo. Se tiver dentes sensíveis, tártaro, enjoo contínuo ou sangramento, fale com seu dentista.

Quantas vezes por dia devo escovar os meus dentes?
Sempre depois das refeições. Para sentir se precisa de mais escovações, passe a língua nos dentes: se ela deslizar, é sinal de que eles estão limpos. Se os dentes estiverem ásperos, há acúmulo de placa bacteriana e é hora de escovar de novo.

Quanto tempo deve durar uma boa escovação?
Uma boa escovação deve durar, em média, nove minutos. Para cuidar de todos os detalhes, curvas e entradinhas dos dentes, esse tempo é o suficiente.

Quando é a hora certa de trocar a escova de dente?
Ela deve ser trocada a cada três meses. "O ideal mesmo é substituí-la todos os meses. Recomendo colocar a escova de dente na lista mensal de compras de supermercado", ensina a dentista Sandra Gontijo, do Rio de Janeiro.
MDEMULHER