sábado, 26 de dezembro de 2009

Ai, que preguiça!

Quem nunca se rendeu a momentos de moleza? Não faz mal curtir um pouco de ócio, mas é preciso cuidar para que não vire um hábito.

O que ela é?

A definição mais simples de preguiça é: quando alguém que tem condições físicas de realizar tarefas prefere ficar sem fazer nada por longos períodos. Por isso mesmo, chamar uma pessoa de preguiçosa chega a ser ofensivo. Mas há muitos fatores escondidos atrás de tal indisposição. Ela pode ser sintoma de depressão, uma vez que a apatia - vontade de se desligar do mundo e perda da disposição para qualquer atividade - é facilmente confundida com a preguiça. Além disso, apneia do sono, anemia, insônia e hipotireoidismo podem estar camufladas pela moleza.

Cada um tem seu ritmo:

As pessoas são diferentes e reagem diante das situações conforme a própria personalidade. Por isso, se sua amiga demora para pegar no tranco de manhã, por exemplo, não significa que ela seja preguiçosa. "Cada ser humano tem um ritmo. São traços que a gente não modifica", diz Alfredo Salim Helito, clínico-geral do Hospital Sírio-Libanês. Agora, quando o comportamento de alguém muda - seja a pessoa calma ou agitada , aí, sim, pode haver a preguiça. "Alguns exemplos são falta de vontade de fazer qualquer coisa, perda de concentração, sono ou estresse", diz ele. Mdemulher