sábado, 26 de dezembro de 2009

Confira os melhores truques para evitar o mal-estar do dia seguinte, caso você exagere na bebida

O que é a ressaca?
Mal-estar causado pelo excesso de bebida no organismo, que desidrata as células do sistema nervoso central. O fígado também sofre, pois pode desenvolver hepatite alcoólica aguda.

Sintomas
Forte dor de cabeça, enjôo, dor muscular e tontura.

Como evitar
1. Não beba sem forrar o estômago. Além de piorar os sintomas da ressaca, o corpo desidrata, pois o álcool potencializa a vontade de urinar, aumentando a eliminação de líquidos do organismo.
2. Tome alguns goles de qualquer líquido sem álcool enquanto bebe. Vale água, água-de-coco, sucos e até refrigerante.

3. Não misture bebidas diferentes. Também não adianta ingerir algo com teor alcoólico mais leve, porém, em grande quantidade. Entre vinho e cerveja, por exemplo, não importa qual seja a sua escolha, o que vale mesmo é beber pouco. Algumas pessoas são mais sensíveis às destiladas, como pinga e vodca. Outras reagem pior às fermentadas, como cerveja, sidra e vinho. Antes de decidir o que beber, lembre-se das reações do seu corpo nos anos anteriores.

4. Fuja da dupla cigarro e álcool. Juntos, os dois vícios aumentam a absorção da nicotina pelo organismo. O resultado? Uma ressaca potencializada. Se ainda não é forte o bastante para resistir, escolha apenas um entre esses dois inimigos da saúde.

5. No dia seguinte à bebedeira, evite lugares quentes e barulhentos, pois a dor de cabeça pode piorar. Não precisa ficar na cama o tempo inteiro, mas nada de ginástica ou caminhadas longas. Ao se alimentar, prefira líquidos ou algo semipastoso, como sopa e purê de batatas. Invista também em frango sem muito tempero e frutas ricas em sódio, potássio e magnésio, como pêra e banana.

VIVA! MAIS