segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O guaraná estimula a mente e o corpo

Da sabedoria popular, o produto se espalhou e hoje é consumido em refrescos feitos do xarope, refrigerantes e em pó.
O guaraná é um produto elaborado a partir das sementes de Paullinia cupana, uma planta originária da região amazônica e cujas propriedades como tônico revigorante, estimulante e afrodisíaco, já eram conhecidas há séculos pelos indígenas.
As propriedades do guaraná se devem à grande quantidade de cafeína encontrada nesta planta, o que torna este produto um excelente estimulante do sistema nervoso central, facilitando a capacidade de concentração e raciocínio, favorecendo o trabalho muscular, diminuindo a fadiga motora e psíquica e trazendo sensação de conforto e bem-estar.
Atua na prevenção e no combate da degeneração e endurecimento das artérias, impedindo distúrbios circulatórios e alterações nos órgãos , atacando as nevralgias, detendo as hemorragias e reduzindo as enxaquecas.
É também ideal como estimulante nos casos de cansaço, fraquezas em geral, indisposições, estresse físico e mental, prisão de ventre, eliminação de gases digestivos, problemas geriátricos e como preventivo do envelhecimento precoce.
Entretanto, pessoas cardíacas ou hipertensas somente devem usá-lo sob supervisão médica. Também não é recomendado para indivíduos com úlcera.

Fonte: Marco de Cardoso