segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Acerola uma boa fonte de vitamina C

A falta de vitamina C pode provocar problemas como fadiga, perda de apetite, sonolência, palidez, irritabilidade, pequenas hemorragias na pele, inflamação da gengiva e demora na cicatrização de ferimentos.
Uma rica fonte de vitamina C é a acerola,uma fruta que também possui outros nutrientes como vitamina A, ferro e cálcio. É típica da região Nordeste do país, sendo encontrada especialmente nos estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, locais que possuem as condições climáticas ideais para o desenvolvimento da aceroleira, que se adapta muito bem ao clima tropical e subtropical.
A vitamina C estimula o organismo a absorver ferro, mineral indispensável ao bom funcionamento das células vermelhas do sangue. Uma dieta pobre em vitamina C pode, portanto, acarretar uma deficiência de ferro e conseqüentemente, desencadear um quadro de anemia.
Estudos feitos com mais de 100 crianças em escolas da Paraíba, mostraram que meninos e meninas que passaram a ingerir um copo de 150ml de suco de acerola na hora do almoço diariamente, apresentaram a regularização dos níveis de vitamina C no sangue, no prazo de um mês.