segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que é massoterapia

Massoterapia é a utilização de diversas técnicas holísticas de origem oriental e ocidental, exercidas por meio de toques (massagens). Essas técnicas têm ação terapêutica, relaxante, antiestresse, estética, emocional e esportiva. Por meio da massoterapia é possível aumentar o contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal. Esses fatores promovem um aumento da consciência e da importância do equilíbrio no cotidiano.

A massagem é uma das mais antigas e simples formas de terapia e um método para tocar, pressionar e amassar diversas regiões do corpo com o objetivo de aliviar a dor, promover o relaxamento, estimular e tonificar o corpo. A massagem faz muito mais que produzir uma sensação agradável na pele, pois atua sobre os tecidos macios (músculos, tendões e ligamentos) para melhorar o tônus muscular. Embora ela afete principalmente os músculos logo abaixo da pele, seus benefícios podem alcançar as camadas mais profundas de músculos e possivelmente até os próprios órgãos. A massagem também estimula a circulação do sangue e ajuda o sistema linfático, que corre paralelo ao sistema circulatório.

Uma sessão de massoterapia também beneficia quem não tem nenhuma enfermidade, pois promove o relaxamento, fazendo com que a pessoa sinta-se bem, com mais energia e mais saúde.


Os efeitos da massagem

Embora uma simples massagem seja muito agradável, seus efeitos são cumulativos e um tratamento completo traz grandes benefícios. O uso regular da massagem fortalece e tonifica o corpo inteiro, ajudando a prevenir distensões e ferimentos que podem ocorrer devido ao excesso de tensão e fraqueza estrutural resultante.

A massagem pode estimular ou acalmar o sistema nervoso, dependendo da necessidade. Portanto, ajuda a reduzir a fadiga, deixando a pessoa com uma sensação de ter recobrado as energias. Quando bem feita, a massagem tem o poder de restaurar o indivíduo de forma física, mental e espiritual.


Um pouco de história

A massagem tem sido usada nas técnicas de cura do Oriente há milhares de anos. O uso das técnicas de massagem em países como China, Japão, Egito e Pérsia (Irã) ficou registrado nas pinturas murais, na arte tumular, na cerâmica, em xilografias e desenhos.

No Ocidente, a massagem era utilizada nas medicinas grega e romana. Até mesmo Hipócrates, o “pai da medicina”, recomendava “esfregar” para ajudar o corpo. O uso clínico da massagem desapareceu durante a Idade Média e só foi retomado no século 16, quando o cirurgião francês Ambroise Paré começou a incentivar o retorno de sua prática.