segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CLAREAMENTO DENTAL


A maioria dos pacientes deseja ter dentes mais brancos. Não bastam os tratamentos restauradores, um sorriso mais branco confere uma aparência mais jovem e saudável.

Antes do início do tratamento, o paciente deve passar por uma avaliação, para que se possa chegar à origem do escurecimento dental, e após isso feito, sugerir o método de clareamento indicado para o caso.

Existem vários fatores que colaboram para o escurecimento dental, alguns deles podem ser: o uso excessivo de bebidas como café, vinho tinto e refrigerantes, cigarro (tabaco), tratamentos endodônticos (canal), idade, traumatismos e também o fator genético.

Os métodos utilizados são:

• Clareamento caseiro
• Clareamento a laser

O clareamento caseiro consiste basicamente no uso de moldeiras plásticas, que são fornecidas pelo dentista, aonde se aplica o gel responsável pelo clareamento. A maneira como será utilizado é orientada pelo profissional.

O clareamento a laser é feito no consultório pelo profissional, sendo aplicado o gel, diretamente sobre o dente, sem o uso de moldeiras, e em seguida faz-se o uso do laser para potencializar o efeito do gel. O laser ainda traz mais um benefício muito importante, que é terapêutico, ou seja, controla e previne a hipersensibilidade pós clareamento.

O gel utilizado tem como pricípio ativo o peróxido de hidrogênio, e a sua concentração e tempo de uso é ditada pelo método escolhido.

A concentração é muito variável (6% a 36%), enquanto o tempo de uso, normalmente é de 1 hora por dia em 15 dias de tratamento caseiro e na terapia a laser resume-se a 2 consultas em média.

É importante ressaltar que em ambos os casos, não existe um desgaste do esmalte dentário, mas ocorre um processo químico de liberação de moléculas de oxigênio do peróxido resultando no clareamento dos dentes.

Como em qualquer técnica é fundamental que se conheça bem os princípios básicos envolvidos, gerando mais segurança e eficácia.

Nos últimos anos, observa-se que clínicos de todas as áreas estão integrando-se cada vez mais a essa nova ferramenta de trabalho.

Hoje os pacientes conseguem um sorriso mais branco, com praticidade e conforto.



QUAL ESCOVA DEVO UTILIZAR?

Essas são perguntas freqüentes no consultório:

- Qual a melhor escova?

- E o tamanho, é importante?

A escolha deve se basear na idade, características clínicas da oclusão e saúde bucal atual.

Desde o surgimento dos primeiros dentes, por volta dos 6 meses, a escovação já deve ser iniciada. Neste caso utilizamos dedeiras de silicone com pasta adequada (sem flúor, podendo ser ingerida).

Com o crescimento e surgimento dos dentes decíduos ( “dentes de leite”), vamos passar a utilizar pequenas escovas de cerdas macias e tamanhos variados, dependendo da idade da criança.

Hoje existem no mercado, inúmeras escovas que exibem na embalagem a idade adequada para o uso.

Na idade adulta é importante uma avaliação criteriosa do profissional. Por exemplo, em pacientes com acúmulo de tártaro excessivo, o uso de uma escova de cerdas macias não é aconselhado. As cerdas devem ser medias e a pasta deve conter uma determinada porcentagem de abrasivos, para evitar esse acúmulo.

Todo cliente sofre uma avaliação individualizada, e através desta, pode-se indicar a melhor forma para a manutenção da sua saúde bucal.