domingo, 16 de agosto de 2009

De uns tempos para cá, sobretudo após a popularização do documentário Uma Verdade Incoveniente, a sociedade passou a tomar um pouco mais de consciênci



Fruta é sem dúvida um dos melhores alimentos que a natureza oferece ao homem. Práticas, saborosas e nutritivas, elas são perfeitas para a nossa alimentação.

O único problema que se pode ter com as frutas é acreditar que elas são um alimento neutro, que não engordam. Isso é um mito. Não é porque elas são saudáveis e não possuem praticamente nenhuma gordura que não engordam.
As frutas são ricas em um tipo de açúcar chamado frutose. Como todo açúcar, a frutose - quando ingerida em excesso - gera um pico de insulina que produz energia em excesso para o nosso corpo. Quando não utilizada, essa energia é acumulada em forma de gordura.

O ideal é comer cerca de três porções diárias e em momentos diferentes. A porção é igual a uma fruta média ou uma xícara de chá de fruta picada.

Os sucos já não são tão nutritivos quanto as frutas. Isso porque se extrai dela apenas o caldo, deixando de lado geralmente casca e miolo, pedaços que também contém seus nutrientes. Além disso, para piorar, geralmente aos sucos são adicionados colheradas de açúcar refinado. Com isso, o pico de insulina e o risco de acúmulo de gordura é ainda maior.

Portanto, a dica é: insira frutas no seu cardápio diário, porém não exagere na quantidade e não caia na história de que elas são 100% inofensivas na sua luta contra a balança.