terça-feira, 18 de agosto de 2009

Beber durante a refeição aumenta mesmo a barriga?

Você já deve ter ouvido alguém falar pelo menos uma vez que tomar líquidos durante refeições como o almoço ou jantar “dá barriga”. Mesmo quando estamos tomando um simples copo de água, alguém sempre levanta essa questão. O que há de verdade nessa afirmação?Segundo os especialistas, tomar líquidos durante as refeições não engorda mais do que se eles forem tomados em qualquer outra hora. Exceto, é claro, pela água, que não engorda nunca.

Provavelmente esse mito surgiu pelo fato de que quando bebemos muito líquido o estômago pode se dilatar. Com isso, a pessoa tende a comer um pouco mais, o que conseqüentemente trará um certo ganho de peso. Não há, no entanto, relação direta entre o consumo de líquido e o aumento de gordura na região abdominal.

Apesar disso, é mais saudável não tomarmos líquidos durante as refeição. Isso não tem nada a ver com barriga e sim com absorção dos nutrientes. Segundo o especialista Nuno Cobra, quando ingerimos uma refeição sólida e ao mesmo tempo jogamos no estômago líquidos como sucos ou refrigerantes, a absorção dos nutrientes é prejudicada. O ideal, então, é apenas comer.