quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Conheça os alimentos que ajudam o bom humor



É claro que uma alimentação balanceada faz a gente se sentir melhor e mais disposta. E fazer as escolhas certas potencializa bastante esse efeito positivo. Alguns alimentos possuem nutrientes e substâncias capazes de calibrar as emoções e, assim, tornar a vida mais leve. E o melhor: sem exageros, elas não causam prejuízos na balança. Conheça esses aliados:
Banana
excelente fonte de carboidratos e triptofano. Esses nutrientes são precursores de serotonina, substância que possui efeito sedativo e gera sensação de bem-estar.


Chás de ervas
quem nunca recorreu ao bom e velho chazinho para controlar os ânimos ou garantir uma boa noite de sono? “Os chás são excelentes para amenizar os picos de ansiedade e irritabilidade”, garante Samantha. Muitos deles ainda ajudam no processo digestivo. Pode apostar!
 Vegetais de folhas verde-escuras
são ricos em ácido fólico, nutriente responsável pela manutenção dos níveis de serotonina no organismo. “Para se ter uma ideia, 40% dos casos de depressão são ocasionados pela carência de ácido fólico”, alerta Daniela Jobst, especialista nutrição em  funcional.
Laranja
sua reserva de vitamina C auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso. É energética e combate a fadiga. “Prefira consumi-la in natura, não na forma de suco, pois ela pode perder parte de seus nutrientes”, ensina a nutróloga Liliane Oppermann (SP).


Mamão e Maçã
“Contêm vitamina C e são boas fontes de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, evitando sensação de inchaço e  desconforto”, diz Samantha Enande. Vale ressaltar, ainda, que o mamão possui papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e melhora a absorção dos nutrientes.


Leite e Derivados
o cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E quer motivo maior para passar o dia com aquele bico do que uma noite maldormida? Por isso, vale lembrar ainda que o nutriente combate a insônia.

Castanha do Brasil, nozes e amêndoas
“Essas oleaginosas contêm o antioxidante selênio, que colabora para a produção de energia e ajuda a regular o humor”, conta Daniela Jobst. pesquisas apontam que pessoas deprimidas geralmente sofrem com a deficiência desse mineral.

Alface
seu talo possui lactucina, substância que combate a irritação. “Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço”, explica Liliane. Vale consumir na salada, em sucos e chás.


Ovos
os nutrientes que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. “Sua falta causa apatia e ansiedade. Recomendo a ingestão de duas unidades por semana”, afirma Liliane.
Cereais integrais
contêm vitamina B6, que, assim como o ácido fólico, é indispensável na síntese da serotonina. Quando o assunto é dieta, são bons aliados, já que prolongam a sensação de saciedade.

Grão de bico, lentilha e soja
concentram boas quantidades de magnésio, que tem efeito calmante sobre o sistema nervoso, intervém no relaxamento muscular e na produção de energia celular.

Patrícia Affonso