sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Você sabia que inspirar e expirar bem ar pode melhorar e muito sua vida? Aprenda a respirar do modo correto

Respire fundo
Quantas vezes por dia você percebe que está respirando? O movimento - sempre involuntário, a não ser quando você decide controlá-lo - faz mais que enviar oxigênio aos pulmões: quando não ocorre do jeito certo, é um aviso sobre doenças - uma alergia, por exemplo. Mas, mesmo quando tudo parece ok, podemos não estar respirando direito: "A maneira como a pessoa se acostumou a respirar e o estresse influenciam o movimento", diz o fisioterapeuta Alexandre Dias Gabriel, da clínica Physio Center Barra. Veja como respirar bem pode melhorar sua vida.

A boa respiração...
...deve ser feita pelo nariz! Segundo o prof. Hermógenes, autor do livro Autoperfeição com Hatha Yoga*, inspirar pela boca impede que a quantidade certa de ar vá para os pulmões e facilita a entrada de germes no organismo. E mais: "As vias aéreas podem ficar irritadas, pois o ar que entra pela boca não é umidificado como deveria", diz Ivanir Moreira Júnior, fisioterapeuta da Beneficência Portuguesa.

Músculo essencial
O diafragma é parte importante da respiração. Quando inspiramos, ele muda de lugar e aumenta o espaço vazio dentro do pulmão - o que faz caber mais ar! Mas esse movimento vai sumindo conforme envelhecemos por causa do sedentarismo. Para impedir que isso aconteça, treine a respiração com o diafragma: mexa a barriga para fora enquanto inspirar e faça o contrário durante a expiração.

Emoções x respiração
Sem perceber, mudamos a respiração quando algo nos perturba. Isso mesmo. Se estamos ansiosos demais, por exemplo, ela fica acelerada. Para o professor Hermógenes, ao controlar o movimento, "induzimos à tranquilidade emocional e mental". E essa é a importância de respirar direito nos momentos de tensão: você não aumenta seu nervosismo!

Deixe o ar entrar... e sair...
Para aproveitar todos os benefícios da respiração correta, primeiro, você deve identificar se há algo de errado com você

Observe
Pare em frente ao espelho e respire fundo. Se levantou os ombros, não está respirando direito. "Deve-se encher o tórax e o abdome", explica Alexandre. Então, o certo seria mover a barriga um pouco para frente.

Treine
Para praticar o movimento do diafragma (músculo que separa o tórax do abdome), que aumenta a quantidade de ar que entra no pulmão, coloque a mão no umbigo e inspire, empurrando-a para frente. Encha o tórax sem erguer os ombros. Solte o ar. Repita.

Não resolveu? Às vezes, o problema não é tão simples e você precisa ir ao médico. Por isso, preste atenção nos sintomas, como cansaço, dificuldade para respirar, obstrução nasal, dor na traqueia e desconforto ao inspirar profundamente.

Faça direito
Fique de olho no que a boa e a má respiração podem fazer em você

A boa

- Aumenta a capacidade pulmonar.
- Melhora a coloração da pele.
- Traz bem-estar e disposição.

A má

- Piora a ansiedade.
- Força o coração a bater mais rápido, podendo resultar em problemas mais graves.
- Aumenta as chances de doenças nas vias aéreas.

VIVA!MAIS