sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A importância do alongamento para a saúde

Se seu dia-a-dia é muito corrido, o stress está tomando conta da sua vida e prejudicando seu rendimento, auto estima e principalmente o relacionamento com as pessoas, está na hora de se esticar!

Você já deve ter ouvido falar sobre alongamento, mas será que você realmente conhece todos os seus benefícios?

O alongamento pode ser feito por qualquer um sendo uma pessoa sedentária ou atleta. Muitos pensam ou ouvem dizer que apenas atletas têm o hábito de se esticar. Pelo contrário, o alongamento favorece também a vida de pessoas que não têm tempo e nem o costume de fazer uma atividade física.

O alongamento é uma atividade que tem como objetivo o aumento da flexibilidade muscular, causando um estiramento das fibras musculares, aumentando seu comprimento e evitando que essas fibras tornem-se encurtadas. Serve também, como um pré-aquecimento para o exercício, podendo ser realizado antes e depois de qualquer atividade física.

Ao realizar uma atividade física, seja ela qual for, os músculos tornam-se fortes e, com isso, existe uma predisposição a problemas em ossos e músculos (osteomusculares). Por isso o alongamento se torna tão importante, além de evitar também, dores musculares comuns como a dor lombar (lombalgia).

Pode ser feito por qualquer pessoa, de qualquer idade e a qualquer hora, sempre que sentir vontade, inclusive quando há a sensação de tensão muscular. Os exercícios de alongamento devem ser feitos de maneira lenta, com posicionamento correto da postura, podendo durar de 15 a 30 segundos cada movimento. O mesmo alongamento deve ser repetido algumas vezes (de 4 a 6 séries), visando esticar ainda mais o músculo.

Vale a pena ressaltar que, durante o alongamento, NÃO devemos sentir DOR e sim, sentir os músculos esticando-se, alongando sempre antes do limiar de dor. Durante o alongamento, evite prender a respiração, mantendo-a normal, de forma lenta.

Respeitar a flexibilidade e os limites pessoais é de extrema importância, pois se o individuo “forçar” o alongamento, pode causar lesões musculares e/ou tendinosas. Adquirindo o hábito de alongar, aos poucos ganha-se uma maior flexibilidade e elasticidade.

INFOGRÁFICO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO ALONGAMENTO

01 – ARTICULAÇÃO DO JOELHO
A mobilidade articular é melhorada através de alongamentos frequentes dos músculos que envolvem a articulação.

02 – TRATO ÍLIO-TIBIAL
Tendões como o do Trato Ílio-Tibial quando alongados aumentam a flexibilidade e reduzem o risco de desiquilíbrio e lesões por over-use (Excesso de treinamento/repetição).

03 – MÚSCULOS DO PESCOÇO
Alongar pode melhorar a postura; esta posição reforça os músculos do pescoço, o que ajuda a manter a cabeça alinhada.

04 – DELTÓIDE (MÚSCULOS DO OMBRO)
Os músculos dos ombros fazem muito esforço, trabalhando duro; alongá-los ajuda a reduzir a tensão gerada no dia-a-dia.

05 – MÚSCULO PEITORAL
Alongar essa região é reabastecê-la com água e oxigênio.

06 – CAIXA TORÁXICA E PEITO
Alongar os músculos da caixa toráxica permite que os pulmões respirem mais profundamente.

07 – LIGAMENTOS
Há ligamentos profundos dentro da coluna vertebral; manter a postura correta ajuda a protegê-los.

08 – MÚSCULOS PARAVERTEBRAIS
Torcer os músculos laterais da coluna vertebral (girar o tronco) ajuda no equilíbrio dessa musculatura, o que pode ajudar a reduzir o desgaste na coluna.

09 – MÚSCULOS GLÚTEOS
Músculos pequenos são fracos, alongar a musculatura do glúteo até seu máximo comprimento os manterá fortes.

BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO:

· Relaxa o corpo e a mente
· Reduz a tensão muscular do dia-a-dia e dos esportes
· Aumento da ADM (amplitude de movimento)
· Facilita a coordenação, fazendo com que os movimentos tornem-se mais fáceis de serem realizados
· Previne lesões
· Desenvolve consciência corporal

Daniella Cristina de Souza FisioterapeutaCREFITO-3/26610-LTF