quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Obesidade na infância e na adolescência: Uma “epidemia” moderna cujo controle deve levar em conta

Uma “epidemia” moderna cujo controle deve levar em conta as muitas Causas possíveis"
A obesidade é um dos assuntos mais discutidos nos dias de hoje e muitas causas têm sido apontadas, entre elas, a predisposição genética, maus hábi-tos alimentares, vida sedentária, conforto da vida moderna e fatores emocionais.

Confira as causas apontadas para obesidade:

PREDISPOSIÇAO GÉNETICA

Como dietas ricas em calorias e gorduras, as guloseimas, balas, bombons, chicletes, refrigerantes, salgadinhos industrializados, frituras, lanches (fast food). Os adolescentes têm hábitos de comer lanches e quase não consomem frutas e verduras;A pessoa obesa pode ter parentes, especialmente, pais, com as mesmas características de ganho de peso. Uma observação dessa possibilidade é o primeiro passo no encaminhamento de uma terapia segura.

MAUS HÁBITOS ALIMENTARES

Como dietas ricas em calorias e gorduras, as guloseimas, balas, bombons, chicletes, refrigerantes, salgadinhos industrializados, frituras, lanches (fast food). Os adolescentes têm hábitos de comer lanches e quase não consomem frutas e verduras,

VIDA SEDENTÁRIA

Exercícios regulares estimulam seu metabolismo e fortalecem seus músculos, também aumentam sua resistência, ajudando a ter uma vida saudável;
Portão eletrônico, controle remoto, brinquedos eletrônicos, computadores e outros equipamentos, tudo isso contribui a não gastar calorias;
As pessoas confundem a fome com a saciedade; comem hoje o que não comeram ontem e, dificilmente, comem só o necessário. O alimento está ligado ao afeto e frustações. Têm muitas famílias que não dão afeto e dizem: "Coma este prato! Fiz para você". É uma maneira de expressar carinho. Em compensação, ocorre o ganho de calorias sem necessidade.

CONFORTO DA VIDA MODERNA

resistência, ajudando a ter uma vida saudável;
Portão eletrônico, controle remoto, brinquedos eletrônicos, computadores e outros equipamentos.

FATORES EMOCIONAIS

Tudo isso contribui a não gastar calorias;
As pessoas confundem a fome com a saciedade; comem hoje o que não comeram ontem e, dificilmente, comem só o necessário. O alimento está ligado ao afeto e frustações. Têm muitas famílias que não dão afeto e dizem: "Coma este prato! Fiz para você". É uma maneira de expressar carinho. Em compensação, ocorre o ganho de calorias sem necessidade.

Provavelmente o maior sofrimento da criança e do adulto obeso é de ordem social e emocional, causando baixa estima, depressão e isolamento social. Segundo a Associação Americana, combater a obesidade infantil é a melhor forma de prevenir doenças no adulto como diabete, pressão alta, colesterol elevado, triglicerídio elevado e outras.

Orientações que vão ajudar a emagrecer:

Mude os hábitos alimentares, tome um bom desjejum, use cereais, torradas, frutas frescas, acabe com as guloseimas e os lanchinhos .
As frutas e vegetais devem ser consumidos em cinco ou mais porções por dia sendo uma fruta rica em vitamina C (laranja, acerola, goiaba, etc...). Nunca adicione açúcar nas frutas, pois aumenta as calorias

Use em torno de seis porções de cereais e legumes por dia, de preferência, o arroz e o trigo integral
Evite carnes gordurosas, saladas oleosas e diminua as gorduras saturadas, frituras e as gorduras presentes na gordura vegetal hidrogenada, que é ingrediente para a bolacha recheada, empadinhas, sorvetes e outros.

Beba em torno de dois litros de água por dia e nunca substitua a água por refrigerantes, cafés, chás, cerveja; eles possuem calorias e nenhum valor nutricional

Devemos adotar critérios na escolha dos alimentos. Geralmente as pessoas vão pelo sabor, aroma, textura, custo e, por último, valor nutricional .

PORTAL DA EDUCAÇÃO