domingo, 10 de janeiro de 2010

Mentiras no consultório deixam a saúde vulnerável

Você fuma?Faz exercícios físicos? Usa camisinha? São perguntas frequentes dentro do consultório médico. Na hora do interrogatório, é comum muita gente hesitar na resposta e contar uma mentirinha só para evitar um possível sermão. Mas o hábito, aparentemente inocente, sugere um problemão. De acordo com especialistas, pudores em frente ao médico podem ameaçar a sua saúde . "O comportamento é responsável, na maioria dos casos, pelo diagnóstico tardio ou até errado e pelo uso indevido de remédios", explica o clinico geral e cardiologista José Renato das Neves, do Hospital Samaritano. "O tratamento do paciente precisa respeitar as particularidades e a rotina de vida que ele leva, caso contrário, os resultados não vão aparecer."

Em conjunto com os especialistas, o MinhaVida lista as afirmações falsas que podem jogar contra a sua saúde.

Eu não fumo
Não adianta se enganar. Fumar um cigarro por dia ou apenas no final de semana, também significa que você é um fumante. E seu médico precisa saber. O mesmo vale para pacientes com dificuldades respiratórias ou que tomam medicações antitabagismo que costumam afirmar que largaram o cigarro, quando não é verdade.

"Quem fuma apresenta problemas diferentes, como a alta probabilidade de doenças pulmonares, como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) , então os exames preventivos, como a chapa do pulmão, são costumeiros. Agora, se o paciente diz que não fuma, esses exames não acontecem com tanta frequencia, deixando a pessoa mais vulnerável", diz. "Além disso, o fumo é fator de risco para doenças cardiovasculares, depressão e câncer."

Eu faço exercícios físicos regularmente
É flagra na certa. De acordo com os especialistas, essa é uma mentira bem comum, mas que eles conseguem detectar. "A prática de exercícios físicos é sinônimo de saúde e qualidade de vida. Pessoas que mentem sobre a prática regular são facilmente pegas, pois apresentam baixo condicionamento físico, peso acima do esperado, dores pelo corpo, dificuldade para dormir e sintomas de ansiedade e depressão", explica a reumatologista e clínica geral Márcia Veloso Kuahara.

Mas quando a mentira passa batido pode causar problemas no tratamento de diversas doenças. As pessoas confundem caminhadas de baixo impacto (menos de 15 minutos) com a atividade física regular. "Essa confusão acaba prejudicando o tratamento de muitas doenças, como a fibromialgia, diabetes, hipertensão arterial, depressão, estresse, obesidade e até a recuperação de pacientes infartados", explica a especialista. "Isso porque se a pessoa afirma que já realiza os exercícios, o médico pode até modificar os remédios e o tratamento da doença."

Eu não consumo bebida alcoólica
Quando são associadas a determinados remédios, as bebidas alcoólicas podem causar sérios prejuízos para saúde, ocasionando ataque cardíacos, depressão, hipertensão e até problemas mentais. Para indicar um medicamento, levamos em consideração os hábitos de vida dessa pessoa. Se o paciente diz que não bebe, nos sentimos seguros para receitar um remédio específico , diz o cardiologista José Renato. Outro problema é quando surgem sintomas de cirrose, por exemplo, mas não havendo o hábito de beber, vamos primeiro procurar outras problemas, atrasando o diagnóstico da doença, que seria óbvia se a verdade fosse dita.

Eu sempre uso camisinha
De acordo com o cardiologista, essa mentirinha é perigosa e frequente. "Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como gonorreia, sífilis, AIDS, Hepatite B e Hepatite C continuam a contaminar milhares de pessoas, apesar das campanhas de esclarecimento. São doenças que exigem um diagnóstico precoce para que o tratamento traga o melhor resultado possível ", explica. "Se uma pessoa afirma que sempre faz sexo com preservativo, o médico não vê a necessidade de pedir exames específicos, mas que são necessários".

Nunca tive uma Doença Sexualmente Transmissível
Em geral, são as mulheres que omitem o fato com frequencia e, na maioria das vezes, por vergonha mesmo. "Elas acreditam que os médicos irão julgá-las por determinadas doenças. Vale lembrar que todos estão sujeitos ao contágio de DSTs e que o médico está ali para ajudar no tratamento e não para avaliar suas atitudes", diz José Renato.

Muitas vezes algumas dessas doenças não está clara para o próprio paciente por isso que, antes de afirmar que nunca teve o problema, é preciso conversar com o médico abertamente. "Sífilis e gonorreia, por exemplo, não apresentam sintomas, principalmente, entre o público feminino. O diagnóstico pode vir através de exames de sangue", explica a reumatologista. Encobrir o fato pode dificultar o diagnóstico de gravidez e de outras patologias, como infecções e até ovários policísticos, pois pode desviar o raciocínio médico do que é óbvio.

Eu uso protetor solar todos os dias
É comum as pessoas fazerem essa afirmação, mesmo quando passam protetor solar somente nos dias de sol forte. "O aparecimento de cânceres de pele está ligado a exposição à radiação na cidade, em praias, piscinas e em máquinas de bronzeamento artificial. Então, essa mentira que parece ingênua pode atrapalhar todo o diagnóstico", diz a especialista. "A ausência do protetor solar para quem sofre lúpus - uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca órgãos e tecidos do organismo - pode provocar ativação da doença na pele, nos pulmões e rins", explica.

Estou tomando todos meus remédios corretamente
Não seguir a risca o que diz a receita médica e contar outra versão no consultório é uma das mentiras mais perigosas. "Quando um paciente diz que está tomando o remédio de hipertensão corretamente e mesmo assim ela não abaixa, é sinal que precisamos aumentar a dose. Nesse caso, o efeito do medicamento é fazer a pressão baixar demais e provocar tontura e desmaios", explica Márcia. Msn Saúde