quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O poder dos grãos

Há quem acredite que o consumo regular de grãos pode ser uma forma “milagrosa” de manter-se saudável. Isso porque estudos científicos indicam que os grãos têm o poder, por exemplo, de ajudar a reduzir a pressão arterial, os níveis do colesterol ruim e o risco de doenças como o diabetes.

O consumo de grãos permite a absorção de alguns nutrientes de forma mais adequada. Por exemplo, cerca de 50% da quantidade de calorias de que nosso corpo precisa diariamente devem ser compostas de carboidratos. E, quando ingerimos carboidratos na forma integral, que preserva as características originais dos grãos, além de outros benefícios, consumimos uma quantidade maior de fibras, que facilitam a digestão e proporcionam maior saciedade.

Isso porque, os grãos integrais não passam por refinamento, processo que “joga fora” partes importantes dos grãos, como o farelo e o endosperma. Cerca de 60% de todos os minerais, assim como quase todas as fibras do grão, estão no farelo. Já o endosperma tem 83% do peso em amido, ou seja, a grande parte da proteína e dos carboidratos.

Veja a seguir, além dos integrais, algumas características de outros grãos, encontrados puros ou presentes na composição de alguns alimentos:

Cevada: é uma boa fonte de vitamina B3, ferro e de fibra solúvel, que ajuda a baixar o colesterol e o açúcar do sangue. A cevada integral tem a casca removida por não ser comestível, e um pouco do farelo é perdido nesse refino.

Aveia: é o único grão que conserva quase inteiro o farelo, após o refinamento. A aveia é rica em um tipo especial de fibra solúvel chamada betaglucano e contém um antioxidante, a avenantramida, que ajuda a diminuir os efeitos do colesterol ruim, o LDL, além de conter as vitaminas B1 e E, cobre, zinco, magnésio, fósforo e cálcio.

Centeio: comparado com os outros grãos, o centeio tem a maior quantidade de fibras no endosperma – não somente no farelo. Por isso, o centeio e os produtos derivados dele têm um baixo índice glicêmico, sendo preferencialmente indicado para os diabéticos e os pré-diabéticos. O centeio é uma fonte rica em fibras, vitaminas E e B1, cálcio, ferro, fósforo e potássio.

Trigo integral: tem altos níveis de proteína, fibras, ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo e zinco. Fibras insolúveis, que previnem inclusive a prisão de ventre, estão presentes no farelo do trigo.

Soja: é considerada uma fonte completa de proteína. Além disso, é rica em ferro, fibras, vitaminas do complexo B e em isoflavonas, que reduzem, por exemplo, os sintomas da menopausa.

Se você achar que vale a pena levar mais grãos à sua mesa, há diversos produtos no mercado para a sua escolha. Por exemplo, na linha de produtos Taeq Nutrição você encontra as massas Fusilli 8 grãos e o Penne Integral, além da Torrada 7 grãos. Taeq