sábado, 16 de outubro de 2010

Melancia pode diminuir pressão arterial

Patricia Zwipp
A melancia tem alto teor de água e ainda fornece minerais, vitaminas e fibras. E uma pesquisa da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, aponta um motivo a mais para saboreá-la: pode diminuir a pressão arterial e prevenir que pessoas classificadas como pré-hipertensas se transformem em hipertensas.

Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou nove pré-hipertensos (quatro homens e cinco mulheres) entre 51 e 57 anos. Os voluntários ingeriram diariamente por seis semanas 6g de um aminoácido encontrado no extrato da fruta. Todos apresentaram melhoras na função arterial e, consequentemente, diminuição da pressão.

O cientista Arturo Figueroa disse ao site Science Daily que a iguaria é fonte natural de L-citrulina, intimamente relacionada com L-arginina, aminoácido necessário para a formação do óxido nítrico essencial à regulação do tônus vascular e pressão sanguínea saudável. No organismo, a L-citrulina é convertida em L-arginina.

Apenas consumir a L-arginina como suplemento não é uma opção interessante a boa parte dos hipertensos, porque pode causar náuseas. Já a pílula de melancia não trouxe efeitos adversos aos participantes.

De acordo com os estudiosos, a descoberta tende a reduzir a quantidade de medicamentos de controle de pressão, mas outros testes ainda precisam ser realizados.


[ Terra Saúde ]