sábado, 8 de maio de 2010

Mães instruídas, adolescentes sedentários

O sedentarismo é um importante fator de risco para o excesso de peso na adolescência.Diversos estudos demonstraram que crianças e adolescentes obesos apresentam um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares no futuro.

O tempo dispendido diariamente por adolescentes na frente da televisão deve ser limitado pelos pais.Esta é uma estratégia importante para o combate do sedentarismo nesta faixa etária.Um estudo brasileiro sugere que os filhos adolescentes de mães com um maior grau de instrução escolar, permanecem mais horas por dia na frente da televisão.

O estudo teve como objetivo principal avaliar a frequência com que os adolescentes assistem televisão na região sul do Brasil e quais fatores estão associados a esse tipo de comportamento. Participaram do estudo um total de 722 adolescentes, entre 10 e 19 anos de idade.

Foi calculado a média de horas diárias que os adolescentes assistiam televisão.Entre os adolescentes estudados, 41,1% assistiam mais do que 4 horas de televisão por dia. A prevalência de adolescentes que assistiam mais de 4 horas de televisão foi maior entre aqueles com menos de 16 anos.

Ser filho de mãe com escolaridade maior do que 8 anos e possuir uma circunferência da cintura maior do que o percentil 80, ou seja, acima do valor ideal, foram positivamente associados ao hábito de assistir televisão mais do que 4 horas diárias.

Maior escolaridade materna e circunferência da cintura maior do que o percentil 80 estão associados ao comportamento de assistir televisão em excesso entre os adolescentes.Esses achados devem ser utilizados para direcionar a elaboração de programas de saúde pública, especialmente por meio das escolas, enfocando adolescentes com faixa etária entre 10 e 15 anos, assim como devem servir de alerta para os profissionais de saúde, educadores e pais.

Fonte: Revista Brasileira de Medicina do Esporte.