sábado, 8 de maio de 2010

Cuidados com a Pele Seca

Pele seca, pele mista, ou pele oleosa sempre requer cuidados especiais. Ela é quase um cartão de visitas das pessoas e por ela pode-se ter ideia da idade de uma pessoa. Quanto mais bem cuidada uma pele, maior são as chances de que ela se conserve linda e preservada por muito mais tempo, evitando o aparecimento de problemas típicos da meia idade. A pele seca é uma das mais difíceis de serem cuidadas. O principal motivo de a pele ficar seca, por incrível que pareça é a falta de hidratação. É por isso que a pele fica com a sensação de que está repuxando e até mesmo chega a descamar.

A alteração das células matrizes da pele é que ocasiona a pele seca, já que isso faz com que a pele perca água com maior rapidez. O principal método de evitar a pele seca é tentar fortalecer a matriz celular para que ela não faça com que a pele perca água desnecessariamente e assim fique hidratada.

Outro inimigo da pele seca é o sol, por isso quem tem esse tipo de pele precisa estar sempre com filtro solar para evitar que o ressecamente piore. O filtro solar deve ser usado diariamente, e não apenas quando se está sob o sol forte; mesmo em dias nublados os raios ultra violeta também pode danificar as células da pela e a deixar com aparência ressecada.

Quem tem esse tipo de pele ainda precisa de um cuidado especial ao escolher os produtos que vai usar. Não é recomendado usar produtos a base de álcool, menta, fragrâncias ou canfora; esses produtos irritam e ressecam ainda mais a pele. Isso vale para a pele do rosto e para a pele do corpo.

Deve também evitar ficar exposta a ambientes secos, como aqueles que possuem ar condicionado ou aquecedores. Morar em regiões tradicionalmente mais secas também pode piorar a situação da pele. Para resolver esse problema, procure sempre ter um umidificador na casa para amenizar os efeitos do clima mais seco e assim não ressecar a pele com tanta facilidade, agravando um problema já existente. Para renovar a pele e retirar toda a camada de pele morta e seca, é aconselhável usar um esfoliante com PH neutro, ele vai estimular a renovação da pela de forma mais saudável e rápida.

E cuidado, os banhos demorados e de banheira não ajudam quem tem pele seca, ao contrário, podem agravar o problema já que acabam ressecando mais a pele e fazendo com que ela perca muito mais água do que se a pessoa estivesse tomando um banho normal.

A hidratação para quem tem pele seca nunca é demais. Então pode abusar do hidratante e usá-lo em exagero, assim a pele fica mais hidratada e corre menos risco de perder água e ressecar. Pode usar hidratante e produtos a base de óleo sem problema. As mãos são as que mais sofrem com o ressecamento, então após cada lavagem de mãos, o recomendado é aplicar o hidratante para que elas não ressequem.


A esfoliação é recomendada, desde que seja feita apenas uma vez por semana. Apesar de ser altamente recomendada para quem tem pele seca já que retira a camada de pele morta, a esfoliação não deve ser feita todos os dias, já que acaba também destruindo a camada de óleo que há na pele e isso agrava o ressecamento.

Se for usar óleo na pele seca, não o coloque na banheira. Passe-o depois do banho, seque-se com uma toalha deixando a pele ainda úmida e aplique o óleo. Mas cuidado, prefira os óleos puros e sem fragrâncias.

Os lábios também merecem atenção. Eles ressecam mais no período noturno, então hidrate-os sempre antes de dormir e também prefira produtos que não contenham fragrâncias, cheiros ou gostos já que eles podem irritar ainda mais a pele da pessoa.

E se, apesar de todas essas recomendações algumas partes do corpo ainda continuarem secas – como mãos, pés e cotovelos, abuse do hidratante e do óleo e enrole a pele com papel filme e deixe assim por uma hora. Isso deve amenizar o problema. Lembre-se também de ter um cuidado especial com a pele após o banho de mar e de piscina.

E lembre-se que é recomendado hidratar a pele duas vezes ao dia, mesmo no frio e com clima chuvoso. O protetor solar deve ser usado em qualquer estação e deve ser reaplicado a cada duas horas, mesmo em dias nublados, chuvosos e frios. Prefira sempre sabonetes hidratantes, a base de óleos, sem fragrâncias e que não espumem; e o mais importante é beber muita água durante o dia. isso ajuda a hidratar a pele e faz bem ao organismo.

Blog Mulher