sábado, 8 de maio de 2010

Fazer o bem (ou o mal) traz força física, diz pesquisa

Um estudo conduzido em Harvard e publicado no periódico especializado Social Psychological and Personality Science provou que praticar boas ações aumenta o vigor físico e a resistência da pessoa. Para chegar nisso, foram realizados dois experimentos em voluntários. No primeiro, cada um ganhou um dólar, que poderia ser guardado ou doado a uma instituição de caridade. Depois disso, os participantes tiveram que segurar um peso de cinco libras (cerca de dois quilos e meio) pelo maior tempo possível. A turma dos generosos conseguiu agüentar a prova por 10 segundos a mais em média do que a do pessoal que preferiu ficar com o dólar.

Em outro teste, os participantes tinham que erguer o peso, enquanto escreviam uma história ficcional sobre eles ajudando ou prejudicando pessoas ou fazendo atos que não beneficiariam ninguém. Mais uma vez, o que pessoal da boa ação bateu os que fariam atos neutros, mas, surpreendentemente, a grupo que se imaginou em, atos vis acabou mostrando mais força que os demais.

Para o jornal inglês Telegraph, o líder da pesquisa, o psicólogo Kurt Gray afirmou que esse aumento de força física está ligado ao fato que nós nos percebemos com mais força de vontade e menor sensibilidade ao desconforto quando realizamos um ato que desafie nossa moral, seja ele bom ou ruim. E complementou: "muitas vezes quando vemos pessoas que realizam grandes atos de bondade ou maldade pensamos que nunca conseguiríamos ser assim, mas a força física é decorrente de atos morais e não causa".

E se você tiver dúvida se quer ficar mais forte fazendo o bem ou o mal, outro estudo mostrou que praticar o bem é um investimento a longo prazo, pois quando se ganha uma reputação de generoso, mas pessoas começam a ser mais gentis e colaborativas. Terra Saúde