domingo, 18 de outubro de 2009

PREVINA DOENÇAS E O ENVELHECIMENTO COM A ALIMENTAÇÃO

Você acredita que é possível ter a saúde perfeita? Parece incrível, mas é muito fácil conseguir isso e com pouco esforço. Não pense que estamos sugerindo uma maratona de exercícios. Às vezes amenizar os sinais do tempo e ainda manter uma qualidade de vida, pode ser mais fácil do que você imagina - e não precisa de cosméticos poderosos.
A alimentação é uma grande aliada nesse aspecto. Os estudos científicos confirmam que os principais fatores que levam a um envelhecimento precoce são os erros alimentares cometidos durante a vida, além da exposição solar, o estresse e o hábito de fumar. A nutrição está ligada à qualidade de vida e a longevidade do ser humano.
Segundo a nutróloga Samantha Christie Enande, a alimentação, com o acompanhamento de um profissional, pode exercer um papel fundamental no retardo do processo de envelhecimento, na melhora da performance mental e física, além de auxiliar na manutenção do peso adequado e na melhora do sistema imunológico.
Todos sabem, mas é bom lembrar!
O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura, sal, carboidratos simples (produtos refinados como açúcar) e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas ao longo da vida, são hábitos relacionados com as alterações na saúde física e doenças ligadas à idade.
Procure comer alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais, hortaliças, cereais integrais, nozes e castanhas variadas, pois aliados podem reduzir o risco de doenças relacionadas à idade tais como osteoporose, cardiovasculares, Mal de Alzheimer, câncer de mama e próstata, entre outras.
É importante saber que existem dois tipos de o envelhecimento: o cronológico e o fisiológico funcional. Por exemplo, duas pessoas têm a mesma idade (sobretudo após os 50 anos), mas uma delas podem aparentar mais velha.
Essa diferenciação é provocada pelo estilo de vida que cada pessoa adota em seu dia a dia. Se não for adequado e saudável, o envelhecimento fisiológico e funcional será mais acelerado.
Contudo, sempre há tempo para tentar reverter a situação. Modificações nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos podem trazer grandes benefícios para o corpo e para a mente mesmo para as pessoas que já chegaram a meia idade.