domingo, 18 de outubro de 2009

Como Fazer uma Boa Higienização Bucal

Muitos já se perguntaram o porquê da necessidade de escovar os dentes todos os dias, principalmente após as refeições. A razão é muito simples: quando comemos, restos de comidas ficam escondidos entre os dentes e entre a gengiva. Se não houver a retirada destes restos de comida, gera a ativação da formação da placa bacteriana, que produz uma acidez indesejável na boca. Essa acidez é capaz de corroer o esmalte do dente.
Este processo origina o que os dentistas chamam de cárie. Se isto não for tratado preventivamente, pode causar dor e mau hálito. Em muitos casos, a bactéria pode provocar a destruição do osso que protege a raiz do dente e o indivíduo poderá ter a perda do dente ou até gerar uma infecção generalizada, permitindo a queda de outros ou de todos os dentes da boca. A má higienização no seu mais alto grau pode até causar infarto, segundo pesquisas que afirmam que a saúde do corpo começa pela boca.
Os procedimentos de precaução são relativamente fáceis: uma boa escovação bucal diária, o controle da freqüência do consumo de açúcares, o uso adequado do flúor e visitas periódicas ao dentista. Os cuidados começam em casa, com uma boa escovação diária. Cuidar dos dentes é um trabalho constante e que requer atenção e paciência. Uma boa higienização caseira engloba o uso de uma boa escova e pasta dental, uso correto do fio dental e enxaguatório bucal. Além de escovar os dentes ao menos 3 vezes ao dia, após as refeições, com duração de mais ou menos 5 minutos.
O Cirurgião Dentista Dr. Armando Filho, dá dicas e informações de como manter uma boa higienização bucal. A escovação é simples, no entanto, é preciso saber a técnica e os detalhes para a escolha de uma boa escova, da pasta dental, do uso do fio dental e do enxágüe bucal. Vamos às informações:
ESCOVAÇÃO: Para uma boa escovação é importante escolher uma escova macia, de cerdas arredondadas e que se adapte às formatações naturais de sua arcada dentária. As escovas de cerdas duras podem machucar os dentes, causar retratação gengival e provocar sensibilidade.
A técnica da escovação consiste em colocar a escova 45º graus em direção ao colo do dente, de modo que você sinta as cerdas acariciarem os cantos entre a gengiva e os dentes. Os movimentos são curtos e suaves, alternando movimentos de rotação e oscilação. Para não se esquecer de escovar todos os dentes, uma boa dica é separar em dois grupos (superiores e inferiores). Comece por uma das partes, escovando em todas as faces (internas, externas e as de mastigação). Faça os movimentos por mais ou menos 5 minutos, mantendo os mesmos movimentos cinco vezes em cada dente.
O mais indicado é escovar os dentes após acordar e depois de cada refeição realizada durante o dia. Escovar os dentes antes de dormir é uma das principais escovações do dia, pois é durante a noite que o acúmulo de placa bacteriana é maior devido a redução da quantidade de saliva (o “detergente” bucal) disponível na boca durante a noite.
Lembre-se de também escovar a língua para remover a “saburra”, uma espécie de massa que adere no dorso da língua e causa a halitose, o desagradável mau hálito.
FIO DENTAL:
O Fio Dental é um componente muito importante no procedimento de uma boa escovação. Somente ele é capaz de alcançar a área entre os dentes.
Use mais ou menos 50 cm de fio dental e enrole as pontas em volta dos dedos médios. Suavemente encaixe o fio dental entre os dentes, abaixo da linha da gengiva, limpando primeiro um lado e depois o outro.
PASTA DENTAL:
O custo das pastas dentais está muito ligado ao marketing do que à eficácia da mesma. Uma boa pasta dental é aquela que possui flúor. A pasta colabora na efetividade em 70% da remoção da placa bacteriana e garante a limpeza e polimento dos dentes.
ENXAGUATÓRIO:
Os enxaguatórios contêm importantes substâncias para a limpeza do dente e da gengiva como o flúor. Entre suas funções está prolongar os efeitos da escovação, reduzir a quantidade de placa na boca até 12 horas e manter o hálito fresco.

ESCOVAS DENTAIS:

As escovas devem ser pequenas e com cerdas macias para não machucar os dentes e a gengiva. As escovas podem espalhar gripes e inúmeros germes. Dessa forma, é importante sempre limpar a escova, não mantê-la guardada com outras (de outros usuários) e trocá-la regularmente, em cada 6 meses. É recomendado também lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes na semana, uma boa dica é aproveitar a água quente do banheiro para escovar os dentes.
IMPORTÂNCIA DA ESCOVAÇÃO NA HIGIENE BUCAL:
Circulou na internet uma pesquisa, que mostrava dados do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde. Nela, o dado que mostra o número de brasileiros que não possuem mais nenhum dente natural é alarmante: chega a aproximadamente 30 milhões de brasileiros. Dessa forma gera a necessidade das grandes operadoras odontológicas do Brasil prestar serviços de informação aos brasileiros com informações de higiene bucal. “A escovação diária, a alimentação adequada e as visitas constantes ao seu dentista são uma forte arma para todos os indivíduos para preservação da sua saúde bucal e consequentemente, cuidar e estar ciente de toda a saúde do corpo”, explica Dr. Armando Filho.

Dr. Armando Rodrigues Filho é dentista e Diretor Executivo da Dentalpar; graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA);