domingo, 18 de outubro de 2009

Situações de estresse no trabalho podem levar à depressão

A competitividade no mercado de trabalho vem aumentando significativamente nos últimos anos. E as consequências desse estresse é o número cada vez maior de pessoas com depressão. A Organização Mundial de Saúde alerta: até 2020 a depressão passará da 4ª para a 2ª colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo.
Alguns dos primeiros sinais de um quadro depressivo são irritabilidade, insônia, dores sem causa clínica definida, cansaço excessivo, baixa produtividade e dificuldade para tomar decisões, que não passam mesmo após um período de férias, por exemplo.
Em longo prazo, quadros de depressão não tratados podem resultar no afastamento das atividades, elevando o absenteísmo nas empresas, ou até mesmo em demissão, já que a baixa produtividade e o desinteresse pela rotina podem afetar a avaliação da empresa sobre o funcionário. “É importante reconhecer os sintomas emocionais e físicos o quanto antes, procurar ajuda médica e seguir o tratamento corretamente, para a completa remissão da doença – ou seja, a ausência completa dos sintomas”, afirma Acioly Lacerda, psiquiatra e professor da Unifesp (Universidade Federal da Universidade de São Paulo.
Definição de estresse
O estresse é uma doença de adaptação ao ambiente no qual vivemos, em geral pessoas estressadas aparentam excitações e agressões externas, as causas do estresse são:
Fatores negativos: traumas psicológicos, acidentes, perda do emprego, violência, tudo quem venha trazer uma mudança brusca no estilo ou na qualidade de vida do indivíduo
Fatores positivos: ficar rico de repente, casar-se, mudar-se de país, ou seja, tanto fatores positivos e negativos podem ser o estopim para uma crise de stress.
Sintomas de stresse: irritabilidade, esgotamento, baixa imunidade, distração, tristeza, falta de ânimo, crises de pânico, prostração, perda de memória, angústia, dentre muitos outros.