quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Leite Materno o alimento completo para o corpo e para a alma!

Indiscutivelmente, o leite humano é o alimento mais completo e adequado para o bebê, principalmente nos 6 primeiros meses de vida. Quando comparado com o leite de vaca e leites artificiais (industrializados), o leite da mãe ganha em disparada porque:
● A qualidade e a quantidade de proteínas é ideal para o bebê, além de ser mais fácil de digerir;
● As gorduras são adequadas para a digestão, e possuem os ácidos graxos essenciais para o bebê se desenvolver;
● Tem todas as vitaminas e minerais em quantidade ideal para atender as necessidades do recém nascido (inclusive ferro, vitamina A e C);
● Tem fatores de crescimento e propriedades antiinfecciosas que nenhum outro leite pode oferecer.
Além disto, este rico fluido materno oferece diversas vantagens para a mãe e para o bebê:
● O bebê consome o melhor alimento, que proporciona uma nutrição superior e um ótimo crescimento físico e intelectual; além de proteger contra infecções e alergias, e fornecer a quantidade necessária de água para se hidratar.
● Protege a saúde da mãe, reduzindo o risco de câncer de mama e de ovário; facilita o útero a recuperar seu tamanho normal reduzindo o risco de hemorragia; além de ajudar a retardar uma nova gravidez.
● O aleitamento materno custa menos do que a alimentação artificial, e resulta em menos gasto com cuidados médicos.
● Estreita os laços entre a mãe e o bebê, deixando seu vínculo emocional cada vez mais forte.
Quando e como iniciar a amamentação?
O ideal é que a amamentação comece o mais cedo possível após o nascimento, de preferência ainda dentro da sala de parto.
Além de estimular a descida mais rápida do leite, ajuda a controlar a temperatura do corpo do bebê, e facilita a ligação emocional entre mãe e filho.
A mãe deve iniciar a amamentação estimulando o “reflexo de procura” do seio, tocando a face ou os lábios da criança com o mamilo. Isto faz com que os bebês reajam abrindo a boca e se movimentem em busca do seio da mãe.
Como amamentar?
A posição do bebê. O bebê deve ser colocado em uma posição que seja confortável para ele e para a mãe, que não interfira com a sua capacidade de abocanhar a mama, de retirar o leite efetivamente, assim como de deglutir e respirar livremente.
A boa “pega” do seio. Com o corpo do bebê todo voltado para o corpo da mãe, ela deve estimular o reflexo de busca, tocando o bebê com o mamilo. Assim que ele abrir a boca, ela deve permitir que a criança abocanhe não só o mamilo, mas também a aréola para que os seios lactíferos (de onde sai o leite) sejam comprimidos corretamente. Com uma boa “pega”, o leite sai facilmente e previne o pouco ganho de peso e traumas nos mamilos.
Sinais de uma boa pega de aréola Sinais de uma pega de aréola incorreta
- a boca da criança fica bem aberta
- o queixo do bebê toca o peito da mãe
- o lábio do bebê fica virado para fora
- o bebê suga, faz uma pausa, e suga novamente (sucções lentas e profundas)
- a mãe pode ouvir o bebê engolindo - o mamilo parece achatado quando sai da boca do bebê após a mamada
- a mãe sente dor nos mamilos durante e após as mamadas
- as mamas da mãe ficam inchadas
Troca das mamas.
A mãe deve oferecer sempre os dois seios em uma mesma mamada, alterando a ordem de oferta das mamas em cada mamada. Após esvaziar completamente a primeira mama oferecida, troca-se o seio, deixando a criança sugar o quanto quiser na segunda. Na mamada seguinte, deve-se começar com o seio que foi oferecido por último, para terminar de esvaziá-lo, e somente então trocar o seio.
Caso a mama já esteja esvaziada, necessitando trocar a mama, mas o bebê continua abocanhando com força o mamilo, a mãe deve procurar interromper a sucção colocando o dedo mínimo no cantinho da boca do bebê, para evitar a grande pressão aos retirar o bebê do seio.
Duração das mamadas. A duração das mamadas pode variar de acordo com o ritmo da criança, e pode variar de 5 a 15 minutos. Independente do ritmo do bebê, não se deve interromper a mamada, do contrário, não receberá a porção final do leite, que é a mais rica em energia e proteínas. O bebê demonstrara que estará satisfeito somente quando soltar o mamilo espontaneamente.
Algumas crianças fazem pausas durante as mamadas, mas retornam em seguida a sucção. Deve-se ter cuidado para não interpretar como saciedade e interromper a mamada antes do momento certo, comprometendo a ingestão do bebê.
Todo o leite materno é forte.
Um dos principais fatores responsáveis pelo desmame precoce é a insegurança da mãe de que seu leite seja insuficiente. Mas já está mais do que comprovado pela ciência de que o leite da mãe não precisa de nenhum complemento, nem mesmo de água.
É importante que a mãe tenha consciência de que seu leite é único: não se deve comparar a cor, volume ou textura com outros leites. Cada espécie produz um leite diferente, apropriado para seu filhote.
É preciso saber também que o leite humano muda sua composição ao longo dos meses para atender as necessidades do bebê em cada idade. Por isso, se no primeiro mês o leite parecer mais “grosso” e amarelo, e nos terceiro e quarto meses estiver claro e mais “ralo”, não se preocupe: o corpo da mãe ajustou a composição do leite pra que ele pudesse fornecer ao bebê o que ele precisa naquele momento.

Fonte: Amigas do Peito -