sábado, 17 de outubro de 2009

O que é endometriose?

Endometriose são tumores pequenos dentro da barriga. Esses tumores ficam grudados pelo lado de fora do útero, dos ovários, da bexiga e do intestino, e também ligando os órgãos que ficam no abdome. O tumor da endometriose não é maligno nem canceroso.
O que forma os tumores?
Endométrio é o nome da camada que forra o útero por dentro. Cada tumor da endometriose é formado por um pedacinho de endométrio que cresce fora do lugar.
Defesa natural contra a endometriose:
Na maioria das mulheres, o próprio organismo absorve os pedacinhos de endométrio que aparecem dentro da barriga e não acontece nada, tudo continua normalmente. O que faz o organismo absorver os pedacinhos de endométrio é o sistema imunológico da pessoa. Esse sistema protege nossa saúde, destruindo agressores, como os micróbios de certas doenças, ou fazendo faxinas como essa de tirar pedacinhos de endométrio que podem virar pequenos tumores.
Quando o sistema imunológico falha, o endométrio que foi para dentro do abdome não é absorvido e gruda nos órgãos, formando focos, como se fossem raízes, que se desenvolvem em forma de pequenos tumores.
Esses focos desenvolvem-se quase sempre pelo lado de fora dos ovários, por dentro e por fora das trompas, por fora da bexiga ou na área entre a bexiga e a parte final do intestino.
Os tumores que sangram:
Quem comanda o engrossamento e o desprendimento do endométrio são os hormônios produzidos pelos ovários, principalmente, o estrogênio. Os pequenos tumores funcionam como o endométrio que está dentro do útero. Quando o endométrio engrossa dentro do útero, os tumores de endometriose incham. Quando o endométrio se desprende e sangra, os tumores também sangram, mas o sangramento não tem por onde sair.
O sangramento que não tem por onde sair causa inflamação e toda inflamação dói. Por isso as mulheres com endometriose sentem tanta dor.
Tanto a inflamação quanto as cicatrizes ou aderências podem fazer a mulher sentir dor constante no baixo ventre (pé da barriga) ou sentir muita dor no período da menstruação e durante as relações sexuais.
A inflamação causada pelos tumores pode fechar as trompas ou afetar o funcionamento dos ovários e com isso a mulher pode ter dificuldade para engravidar.
Na menopausa e na gravidez, menos problemas:
Quando a mulher entra na menopausa, o hormônio chamado estrógeno diminui, o endométrio pára de crescer todo mês e a mulher não tem mais menstruação. Nesse período, os problemas com tumores de endometriose tornam-se menos graves ou desaparecem.
Os sintomas também podem desaparecer durante a gravidez, porque nesse período o estrógeno diminui muito. Nesse caso, os sintomas desaparecem durante um tempo, mas tendem a voltar depois do parto.
Como é que partes do endométrio vão parar dentro da barriga?
Durante a menstruação, pedacinhos de endométrio se desprendem do útero e, ao invés de sair normalmente pela vagina, saem pelas trompas e vão para dentro do abdome. Alguns cientistas acreditam que certas mulheres herdam um fator de predisposição para ter endometriose.

DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO:

Reconhecendo os sinais da doença:
Dores: o sintoma mais comum da endometriose é a dor intensa. A doença provoca dores muito fortes no ventre no período da menstruação, dores constantes na barriga ou dores nas relações sexuais. Na fase mais aguda da doença, muitas vezes a pessoa não consegue fazer as coisas mais simples. Pelo inchaço e sensibilidade no abdome, é impossível abaixar para amarrar o sapato, é difícil fazer tarefas domésticas e dói até para rir.
Inchaço da barriga. Se a mulher tiver muita inflamação, um sintoma bem evidente vai ser inchaço do abdome.
Hemorragias. A endometriose também pode ser responsável por hemorragias e irregularidades menstruais.
Dificuldade de engravidar. De cada dez mulheres com endometriose, quatro não conseguem engravidar. Muitas só descobrem que têm a doença quando consultam um ginecologista porque não engravidam.
Problemas para evacuar ou urinar. Em casos mais raros, mulheres com endometriose podem ter problemas de intestino ou bexiga,com sintomas como dores ou sangramento ao evacuar ou urinar.
Risco de aborto. Vários estudos mostram que o risco de abortamento é duas vezes maior em mulheres com endometriose, comparadas com as que não têm a doença ou com as que foram tratadas.
Sem sintoma. Algumas mulheres têm endometriose, mas não apresentam sintomas, e ainda não se sabe por que isso acontece assim.
Fique alerta: dores fortes e constantes não são normais!
Uns puxões de vez em quando.
Algumas mulheres sentem uns puxões doloridos no ventre um pouco antes da menstruação e durante o período menstrual. Quando acontece somente uma vez ou outra, não é motivo de preocupação. Você toma um chá quente ou analgésico comum e a dor passa. Às vezes, basta esquentar bem os pés para sentir-se melhor.

Dores todos os meses.

Se a mulher sente essas dores todos os meses, então isso já pode ser dismenorréia, isto é, cólica menstrual. Nesse caso, é melhor procurar uma consulta para verificar o que é e começar um tratamento.
Dores muito fortes e constantes. Quem sente dores muito fortes, que não passam com analgésico, e vão se tornando crônicas e aparecendo fora do período de menstruação, precisa procurar logo uma consulta, porque isso é sinal de que há um problema que precisa ser diagnosticado e tratado.

Como é feito o diagnostico:

Não são somente as mulheres, nem as pessoas em geral que desconhecem a doença. A grande maioria dos médicos também não conhece a endometriose.
Por isso, muitas mulheres que procuram os consultórios médicos e pronto-socorros com dores fortes no ventre, causadas por endometriose, acabam recebendo apenas um analgésico e a recomendação de voltar para casa.
Muitas vezes o diagnóstico demora porque o médico considera normais as cólicas muito fortes e vão dando somente analgésicos. Só quando a mulher começa a desmaiar de dor, como aconteceu com a Ana Maria da nossa história, é que o médico finalmente desconfia de endometriose e manda fazer a laparoscopia.

Fonte:Abend