terça-feira, 8 de setembro de 2009

10 erros de quem quer emagrecer!

1. Se apoiar em dietas milagrosas - Chás fazem bem à saúde, mas apenas eles não são capazes de milagres. Dieta da proteína, da lua, dos astros, do signo, do repolho, da sopa, etc, podem até resolver seu problema de peso. Por algum período… Mas não se você não moldar seu metabolismo para sempre, quando enjoar desta dieta, e com certeza irá, vai ganhar os quilinhos perdidos e poderá ter problemas de saúde.

2. Pular o café da manhã – ficar muito tempo em jejum, mais de 6 horas, pode deixar seu metabolismo preguiçoso. Ou seja, quando a primeira refeição é o almoço, o organismo entende que é preciso poupar calorias para em caso de emergência. Vá que ele pense que você se predeu em Lost e precisa guardar energia? Brincadeiras à parte, mas é bem assim que funciona nosso corpo. E se todo dia, durante muito tempo, sua primeira refeição for o almoço, você sempre irá poupar ao invés de queimar calorias neste período.

3. Abusar de produtos light e diet com a maior inosência – Produtos light e diet podem muitas vezes compensar em calorias, mas não quer dizer que são isentos de gordura e de açúcar. Se você observar o que diz os rótulos, verá que muitas vezes apresentam mais gordura do que uma versão normal. É o caso dos chocolates, por exemplo. Portanto, não vá pensando que estes produtos estão liberados. Não seja ingênuo: Consuma-os com moderação! Todo magro consome estes produtos como cartas na manga, tenha-os da mesma forma .

4. Primeiro o trabalho, depois eu – quem tem este pensamento esta fora de moda. Ser louco por trabalho faz mal para nosso intestino e nossa saúde. Almoço correndo então, é um grande perigo para quem pretende ser magro. Devemos almoçar devagar, mastigando bem os alimentos e conseqüentemente, comer menos, saciar mais e absorver e metabolizar melhor os nutrientes. Faça uma alimentação de no mínimo 20 minutos. Seu estômago e intestino agradecem .

5. Monotonia alimentar – Existem centenas de opções de alimentos saudáveis e diversas vitaminas e minerais que devemos ingerir diariamente. Se sua alimentação entrar numa rotina, seu corpo não vai funcionar com a mesma eficiência. Tenha sempre alimentos coloridos no seu prato e frutas variadas no seu dia-a-dia. Comer apenas alface com tomate, priva seu organismo de receber nutrientes importantíssimos que contém em outros legumes. A cor dos alimentos é um bom sinal de variação de nutrientes. Varie!

6. Muita carne e uma saladinha – Essa combinação é excelente desde que seja entendida que carne é apenas um pedaço e salada preenche o resto do prato! Carne vermelha engorda muito, além de ser rica em gorduras saturadas, trans e colesterol. Quer mais? Consuma mais peixes (sardinha, salmão), são ricos em ômega 3, uma gordura muito boa para quem quer emagrecer!

7.Trocar refeições por doces ou por lanches – esporadicamente, não tem problema nenhum em cometer este errinho, mas se você é daquelas que não despensa um hambúrguer, ou um sanduichinho no almoço, saiba que esta prática pode ser inimiga da balança. Precisamos consumir legumes, saladas, verduras variadas e é claro, arroz e feijão. E nem pense em dispensar uma boa refeição desfrutando de um buffet de doces, tortas ou sorvetes! Deixe para o chá das 5! Nosso organismo fica com fome quando falta nutrientes no corpo!
8. Beber, beber e beber – se você é daquelas que adora uma cervejinha todo o santo final de semana, prepare-se para esta notícia: beber pouco todos os dias tem o mesmo efeito de que beber bastante 1x na semana. Chamamos esta prática de “porres alcoólicos”e pode estar relacionado com a cirrose alcoólica, muito comum em alcoólatras. Mas não se assuste. Só não beba todo final de semana. Cada lata de cerveja contém 147 calorias. Se toda saidinha com os amigos você beber apenas duas latinhas… Vamos aos cálculos: 1 ano tem 48 finais de semana – 48 x (147 + 147) = 14 mil calorias!!! Despensa comentários!

9. Fazer atividade física em jejum – se você pratica exercícios físicos, parabéns! Mas se você pratica-os em jejum, cuide-se. Além de você poder ter um piripaque no meio da academia, seu corpo vai obter energia queimando proteínas do seu corpo, ou seja, dos seu músculos que tanto quer ganhar. Portanto, alimente-se SEMPRE, antes de ir à luta!

10. Trocar água e sucos naturais por refrigerantes e sucos de caixinha – Nada substitui a água como liquido indispensável ao nosso organismo. Ela, nos mantém em equilíbrio, em boa temperatura, e hidratados. Se você não dispensa um refrigerante ou sucos cheios de substancias artificiais, acredite: eles diminuem os nutrientes que temos dentro de nós para eliminá-los e metabolizá-los, pois requerem mais energia para isso. Além de engordar e não trazer benefício nenhum ao nosso organismo. Prefira sucos naturais frescos, pois são fontes de vitaminas… Pergunte ao garçom se o suco é feito na hora!