terça-feira, 15 de junho de 2010

Pintar rosto com tinta errada pode causar choque anafilático

Com os jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo, muitas pessoas apostam em colorir o rosto com as cores da bandeira na hora de vibrar pelo País. Mas o uso de produtos inadequados para se pintar pode provocar uma série de problemas.

Tintas sem procedência chegam a causar dermatite de contato (inflamação da pele). As "piratas" são as mais perigosas, porque contêm uma quantidade maior de substâncias alergênicas. De acordo com a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, caso o torcedor seja alérgico a alguma delas, como o látex, pode chegar a ter até um choque anafilático (reação alérgica aguda e grave).

Apesar de o guache ser hipoalergênico e atóxico, foi desenvolvido para ser utilizado sobre o papel. Aplicá-lo na face abre a possibilidade de apresentar reações alérgicas, irritações ou queimaduras. Os mesmos inconvenientes se aplicam às tintas plásticas.

No mercado, existem produtos especiais destinados ao rosto. Geralmente, são feitos de água e glicerina, e saem facilmente com sabonete. A dica da médica é sempre verificar se são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Terra Saúde