terça-feira, 15 de junho de 2010

Ajuste a sua sala de TV para assistir aos jogos da copa

A sala da TV vira arquibancada com o Brasil em campo na Copa do Mundo. Família e amigos se reúnem tentando encontrar a melhor posição para assistir aos jogos.

Por um lado, o clima de descontração e a adrenalina levam a torcida ao delírio e tornam o dia ainda mais agradável, por outro, o senta, levanta e se arruma para tentar assistir aos jogos pode causar dores no corpo e, se a sua sala não está adaptada para receber tantas pessoas e para a exposição à televisão por muito tempo, a situação pode ficar ainda pior.

"Ficar sentado com o corpo torto por muito tempo ou se acomodar em um sofá irregular, podem dar chance para as dores lombares", explica a fisioterapeuta Neuseli Marino Lamari.

Sofá ideal
Segundo a fisioterapeuta, deve-se evitar sofás, cadeiras ou poltronas muito baixas ou muito altas, ou seja, que não proporcionem o apoio dos pés adequado no solo e a postura ereta da coluna. "Outro cuidado são os bancos sem encosto que expõem mais facilmente a quedas para trás", explica a fisioterapeuta.

Recomenda-se também, verificar se os assentos estão seguros. "Situações de instabilidade das estruturas dos assentos em época de entusiasmo exigem segurança para evitar acidentes e consequentes traumatismos com a coluna, braços e
Alongamento já
O alongamento também vai variar de acordo com o tempo de exposição à determinada posição, mas quando falamos em esticar os músculos é importante que as principais cadeias musculares sejam alongadas.

"Todo alongamento deve começar a ser feito da cabeça para os pés ou dos pés para a cabeça, para que o indivíduo não se esqueça de nenhuma parte do corpo", explica Raul Santo, fisiologista do esporte da Unifesp.

Distância da TV
Outro problema para quem fica horas exposto à televisão é a proximidade. Quanto mais próximo dela, mais as chances de forçar a visão. Se a TV for de alta resolução ou 3D, é melhor manter distância para não alterar o labirinto e ficar tonto. "Além do problema de postura, outro aspecto importante é a posição da televisão na sala. A altura e a distância são fundamentais para evitar problemas de visão e tontura. Com estas novas tecnologias o problema se agrava um pouco porque forçam mais a visão e podem comprometer a noção de espaço por alterar o labirinto", explica a oftalmologista Rachel Gomes Nery, da Cerpo Oftalmologia.

"O tamanho da TV também influencia no conforto visual. Salas maiores, por exemplo, podem ser equipadas com telões, deixando os jogos ainda mais emocionantes. Afaste os móveis de lugar", sugerem as arquitetas Grasiele Forini e Gabriela Meletti. Quanto menor a quantidade de móveis na sala, melhor, assim mais pessoas podem ocupar o espaço.

"Utilize outras peças da casa para acomodar os convidados, lembrando que mesas de apoio devem permanecer para comes e bebes. Um tapete confortável ou almofadas são uma boa pedida para quem gosta de sentar no chão. Nessas horas as pessoas não se importam muito de ficar amontoadas, o importante é estar entre amigos e comemorar", diz a arquiteta Gabriela Meletti. Minha Vida