quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sobremesas para quem não tolera a lactose

Selecionamos três receitas deliciosas para indivíduos que não conseguem digerir o açúcar do leite

Pessoas que têm intolerância à lactose, o açúcar do leite, não precisam se privar de uma torta ou de um pudim. Ingredientes alternativos ao líquido produzido pelas vacas garantem a sobremesa no cardápio de quem sofre com o problema. Prova disso são as três opções que selecionamos do livro Receitas Especiais sem Glúten, sem Trigo ou sem Laticínio (Publifolha), que é assinado pela britânica Grace Cheetham. Depois de receber o diagnóstico de intolerância a alguns alimentos, a editora de livros de culinária passou anos testando receitas gostosas para pessoas alérgicas e intolerantes. A obra, que sai a R$ 39,90, pode ser adquirida nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site www.publifolha.com.br.

Receitas

Espetinhos de frutas com calda de framboesa
Rende 4 porções

Ingredientes
8 damascos cortados ao meio
3 pêssegos ou nectarinas descascados, cortados ao meio e cada metade em quartos
1 abacaxi
24 morangos limpos

Para a calda de framboesa:
375 g de framboesas congeladas (ou morangos frescos)
35 g de adoçante de frutose

Modo de preparo
1. Para fazer a calda, coloque as framboesas e o adoçante em uma panela de fundo grosso e cozinhe em fogo brando por 4 – 5 minutos. Passe por uma peneira não metálica, despreze a polpa e mantenha aquecida.
2. Coloque os damascos e os pêssegos ou nectarinas em uma tigela grande. Retire as pontas do abacaxi e, segurando na vertical, descasque e tire o miolo. Fatie a polpa no sentido do comprimento. Corte em pedacinhos e ponha na tigela junto com os morangos.
3. Preaqueça o forno em temperatura alta. Distribua as frutas em oito espetos grandes de metal, alternadamente. Asse por 4 – 5 minutos de cada lado.
4. Sirva os espetinhos com a calda de framboesa.

Torta de damasco
Rende 4 porções

Ingredientes
Creme vegetal de soja (sem lactose) para untar
800 g de damascos maduros cortados ao meio
3 colheres de sopa de mel claro
4 ovos
100 g de adoçante de frutose
25 g de farinha de arroz
25 g de farinha de grão-de-bico
500 ml de leite de soja

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 180ºC. Unte um refratário com capacidade para 2,5 litros com o creme vegetal de soja.
2. Ponha os damascos em uma assadeira com a parte cortada para cima. Derrame o mel no centro oco dos damascos e asse por 30 minutos.
3. Com um míxer, bata os ovos com o adoçante em uma tigela até formar uma massa espessa e cremosa. Junte as farinhas e, com uma colher de metal, misture cuidadosamente ao creme de ovos. Adicione o leite de soja e leve à geladeira enquanto o damasco está no forno.
4. Retire o damasco do forno e eleve a temperatura para 190ºC. Transfira para o refratário e derrame o mel que ficou na assadeira. Cubra com a massa e asse no forno preaquecido por 35 a 40 minutos, até crescer bem e ficar com uma crosta dourada. Tire do forno e sirva.

Pudim de arroz com coco
Rende 4 porções

Ingredientes
Creme vegetal de soja sem lactose para untar
200 ml de leite de soja
800 ml de leite de coco
100 g de arroz
40 g de adoçante de frutose
3 anises-estrelados

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 150ºC. Unte um refratário de 2,5 litros com o creme vegetal. Misture o leite de soja e o leite de coco em uma jarra.
2. Ponha o arroz no prato untado e misture o adoçante. Junte o anis-estrelado, derrame a mistura de leite e mexa bem. Asse em forno médio por 2 horas, misturando a cada 30 minutos.
3. Retire o pudim do forno. Com uma colher grande de metal, tire e descarte a camada de gordura que se forma na superfície, e retire o anis-estrelado antes de servir. Revista Saúde