segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mais ajuda do pai: a receita para um casamento feliz

O que faz um casamento ser mais feliz? Não, jantares românticos e flores ajudam, mas o que faz mesmo a diferença é a participação do pai nas tarefas domésticas e na educação dos filhos. Maridos que não arrumam a cama e não trocam as fraldas correm mais riscos de voltar à vida de solteiro. De acordo com uma pesquisa realizada pela Escola de Economia de Londres, na Inglaterra, a colaboração masculina, dentro de casa, é um fator determinante para a manutenção de um bom relacionamento.

Os cientistas analisaram o relacionamento de 3.500 casais britânicos que tiveram filhos por volta de 1970. Nessa época, a maior parte das mulheres se dedicava a cuidar da casa e dos filhos. Quando as crianças completaram 5 anos , as mães foram questionadas quanto à participação do marido nas tarefas domésticas e na criação dos filhos. Mais da metade deles não ajudava em absolutamente nada, um quarto ajudava de vez em quando e os outros eram participativos.

Quase 5 anos após a realização da pesquisa, 7% dos casais haviam se separado. 11 anos depois o número de divórcios subiu para 20%. A partir das análises feitas anteriormente os pesquisadores concluíram que a maioria dos homens participativos continuava casado e feliz, ao contrário daqueles que não ajudavam. “A colaboração não é só uma diminuição da carga física, ela também é uma demonstração de cumplicidade e afeto”, afirma a psicóloga Sandra Leal Calais, da Universidade de Bauru.

Outro fator que contribuiu para as separações foi à entrada das mulheres no mercado de trabalho. “As mulheres não deixam de ser donas de casa quando começam a trabalhar, elas têm de acumular as duas funções, isso pode levar a exaustão física e emocional”, diz Sandra. Nesta fase a participação do homem é fundamental. Tudo deve ser dividido. “As mulheres não são as únicas beneficiadas. A criança vai sentir essa aproximação e responder a ela”, diz Sandra. Crescer