sexta-feira, 2 de abril de 2010

Menopausa

É a data da última menstruação, quando a mulher pára definitivamente de menstruar. É o sinal do fim da fertilidade. Uma mulher é considerada na menopausa quando sua menstruação tiver parado por 1 ano inteiro. A menopausa geralmente ocorre entre as idades de 45 e 55 anos, mas pode ocorrer precocemente como aos 35 e tardiamente como aos 65 anos. Também pode resultar da retirada cirúrgica de ambos os ovários. As alterações físicas e emocionais que aparecem com a menopausa geralmente se prolongam por 1 a 2 anos ou mais (período chamado de perimenopausa). Variam de mulher para mulher. As mudanças são decorrentes de vários fatores, que incluem alterações hormonais, do processo de envelhecimento propriamente dito e do estresse.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas associados à menopausa são: Ondas de calor: ondas súbitas de calor que podem começar na cintura ou no peito e se espalhar para o pescoço, face e, algumas vezes, para o resto do corpo. São mais comuns no final do dia e durante o verão (tempo quente). Podem aparecer até a cada 90 minutos. cada onda pode durar de 15 segundos a 30 minutos, com duração média de 5 minutos. Cerca de 75 a 80% das mulheres entrando na menopausa sentem as ondas de calor. As ondas de calor incomodam algumas mulheres mais do que outras. Às vezes as ondas podem ser acompanhadas de palpitação.

Irregularidade menstrual: varia e pode incluir: Encurtamento e diminuição do sangramento na menstruação por 2 ou mais anos. Parada das menstruações por alguns meses, que depois recomeçam mais espaçadas. Menstruações com sangramento abundante, até com saída de grandes coágulos de sangue. Pode ocorrer anemia.

Ressecamento vaginal: resulta das alterações hormonais. A parede da vagina também se torna mais fina. Essas alterações podem tornar a relação sexual dolorosa e desconfortável, causar irritação e aumentar o risco de infecção. Perda do tônus da bexiga, o que pode resultar em incontinência de estresse (perda de urina ao tossir, espirrar, rir ou fazer exercícios) Dores de cabeça, tontura Mudanças na pele e no cabelo. A pele fica mais propensa à formação de rugas. Crescimento de pêlos na face e diminuição do cabelo na região temporal) Diminuição da força e do tônus muscular Os ossos se tornam mais quebradiços, aumenta o risco de osteoporose O perigo de ter um ataque cardíaco aumenta quando os níveis de estrógeno caem

Alterações emocionais associadas à menopausa: Irritabilidade, Tensão, ansiedade, depressão Insônia, que pode ser decorrente das ondas de calor que interrompem o sono

O tratamento dos sintomas da menopausa varia de mulher para mulher. Se os sintomas causarem pouco ou nenhum incômodo, não há necessidade de tratamento. Apenas a adoção das medidas de autocuidado podem ser suficientes. A terapia de reposição hormonal (TRH) pode diminuir muitos sintomas da menopausa. Ela também oferece proteção significativa contra osteoporose e doenças cardíacas. O risco de um ataque cardíaco, por exemplo, é reduzido em 50% com a TRH. Cada mulher deve discutir com seu médico os benefícios e riscos da TRH. Em algumas mulheres, pode ser necessário o uso de medicamentos para tratar depressão/ansiedade. Além disso, alguns sedativos podem ajudar a aliviar as ondas de calor.

Perguntas a fazer

Você tem algum dos problemas abaixo?

- Dor intensa durante a relação sexual
- Dor e queimação ao urinar
- Saída de secreção espessa, branca ou colorida da vagina
- Febre e/ou calafrios

Você começou a menstruar novamente após ter ficado sem menstruar por 6 ou mais meses?

As ondas de calor são intensas, frequentes ou persistem por tempo suficiente para interferir com a sua vida normal?

Você tem fatores de risco para osteoporose?

- História familiar de osteoporose
- Estrutura óssea pequena
- É magra
- Pele clara (raça branca ou amarela)
- Fez cirurgia de remoção dos ovários antes da menopausa normal ou entrou na menopausa antes dos 48 anos de idade
- Falta de cálcio na dieta
- Falta de exercícios Hipertiroidismo
- Uso de medicamentos esteróides

Se você está tomando reposição hormonal (TRH), você tem sentido? Efeitos colaterais Reaparecimento dos sintomas da menopausa

Dicas de autocuidado

Para diminuir o desconforto das ondas de calor: Use roupas leves, feitas com tecidos de fibras naturais. Limite ou evite o consumo de bebidas que contenham cafeína ou álcool. Beba líquidos gelados, principalmente água, quando sentir que está vindo uma onda de calor, e antes e após fazer exercícios. Mantenha-se refrescada. Abra a janela. Diminua o aquecimento quando estiver frio. Use ar-condicionado e/ou ventilador. Carregue um miniventilador com você. Tente relaxar durante a onda de calor. Ficar estressada apenas torna a onda mais intensa. Use técnicas de relaxamento como meditação e ioga. Pergunte ao seu médico sobre a indicação de tomar vitamina E. Tente ingerir 1 a 2 porções ao dia de comida feita com soja, como leite de soja, tofu, etc. Se você sofre com suor noturno (ondas de calor que ocorrem durante o sono): Durma com roupas frouxas, de algodão. Tenha sempre à mão uma outra roupa de dormir. Durma apenas coberta por um lençol, sem cobertores. Mantenha o quarto fresco.

Para o ressecamento vaginal e relações sexuais dolorosas: Não use desodorantes íntimos, sabonetes ou outros produtos perfumados na região da vagina. Use um lubrificante vaginal solúvel em água (como o gel K-Y). Evite produtos oleosos ou à base de petróleo, pois facilitam a infecção. Pergunte ao seu médico sobre os cremes de estrógenos de uso intravaginal. Mantenha-se sexualmente ativa. Ter relações sexuais frequentes diminui a chance de ter estreitamento vaginal, ajuda a manter a lubrificação natural e mantém o tônus da musculatura pélvica. Isto inclui atingir o orgasmo com o parceiro ou sozinha. Evite usar anti-histamínicos. Eles ressecam as superfícies mucosas do corpo.

Para os sintomas emocionais: Exercite-se regularmente. Isto irá ajudar a manter o balanço hormonal do seu corpo e preservar os ossos fortes. Converse com outras mulheres que já passaram ou estão passando pela menopausa. Evite o quanto puder as situações extressantes. Use técnicas de relaxamento. Exemplos incluem ioga, meditação, escutar música suave e massagens. Coma alimentos nutritivos. Converse com seu médico sobre suplementação de vitaminas e minerais.

Poder das maos