sexta-feira, 2 de abril de 2010

10 dicas para manter a linha páscoa

Mais um feriado se aproxima, e com ele vem um delicioso almoço com a família e os ovos de páscoa! Como manter a linha, sem deixar de aproveitar o almoço com a família e consumir um delicioso chocolate? Veja algumas dicas a seguir:

1 - No tradicional almoço de Páscoa, faça preparações mais saudáveis, use e abuse de saladas, com verduras e legumes, crus, cozidos ou refogados. Utilize temperos saudáveis, como: cebola, alho, ervas aromáticas, limão, azeite de oliva, molhos à base de iogurte.
2 - Na hora de escolher o tipo de carne, não pense duas vezes, opte pelo peixe, além de ser muito nutritivo, possui poucas calorias e contém substâncias funcionais em sua composição que combate as doenças cardiovasculares. Opte por preparar assado, grelhado ou cozido.

3 - Os acompanhamentos podem ser variados. Dependendo do tipo de carne, podemos sugerir: arroz, cuscuz, suflês, legumes gratinados, purês, etc. Mas assim como a carne, as preparações devem ser refogadas, grelhadas, assadas ou cozidas. Evite frituras. Não exagere na quantidade, lembre-se que ainda terá a sobremesa.

4- Opte pelo chocolate ao leite, com recheio de frutas, com flocos de arroz, com soja, ao invés do chocolate branco, dos recheados com amendoim, castanha de caju e outros tipos muito calóricos. O chocolate se for consumido em quantidade moderada, pode trazer benefícios, pois ele possui substâncias antioxidantes, como os flavonóides presentes no cacau. São fontes de energia, liberando glicose para o sangue rapidamente, mas se consumido em excesso, pode não ser saudável, pois fornece muitas calorias e gorduras.

5 - O chocolate meio amargo ainda é mais saudável que os outros tipos. Ele possui maior quantidade de antioxidantes que colaboram com a diminuição dos radicais livres do organismo, do que o chocolate ao leite, pois possui maior quantidade de cacau.

6 - Não esqueçam que o chocolate diet não favorece o emagrecimento. Muitas pessoas acreditam que esse tipo de chocolate possui menos calorias e dessa forma é um bom substituto para o chocolate tradicional, mas isso não é verdade. O chocolate diet é isento de açúcar, mas possui grande quantidade de gordura e por isso não ajuda quem quer eliminar peso.

7 - A quantidade é o segredo, não exagere, consuma 1 pedaço pequeno. Os ovos de páscoa que restarem, procure consumir em doses pequenas.

8 - Para que a qualidade do chocolate seja mantida, alguns cuidados devem ser tomados na hora de guardá-lo. É indicado que os ovos permaneçam em local seco, ventilado e protegido de fontes de calor.

9 - Faça uma boa ação também: divida o chocolate com seus amigos, distribua para crianças, evitando assim as calorias em excesso.

10 - Se você está em processo de emagrecimento, quando estiver tentado a comer mais do que o indicado, pergunte a si mesmo: "Se eu comer mais irei atingir meu objetivo?" Se a resposta for não, diga a si mesma em voz alta: "Eu não vou me desviar do meu objetivo agora. Ele é muito importante para mim". Você também pode se fazer a seguinte pergunta: "Prefiro comer isso ou atingir o peso que desejo?"

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.