sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Proteja seu corpo dos cheiros que destroem a popularidade

Alguns cheiros são tão desagradáveis que o incômodo sentido pelo nariz acaba sendo a menor parte da confusão principalmente em se tratando de saúde. Quem sofre com odor forte nos pés ou gases intestinais bem sabe disso: a irritação ao olfato perturba menos do que a coceira entre os dedos ou as dores abdominais, que atrapalham na hora de sentar e até de falar. "A fermentação dos alimentos faz parte da digestão e só deve ser vista como um problema quando causa cólicas ou prejudica a vida social do paciente", afirma o médico nutrólogo Laércio Gomes. Da mesma maneira, é natural suar mais nos pés o que não alivia a barra de quem morre de vergonha quando precisa tirar as meias em público.

Odor forte nas axilas e mau hálito são outros dois desconfortos que chegam a abalar a autoestima de algumas pessoas. "Minha melhor amiga tinha mau hálito. Demorei mais de um ano para criar coragem e contar para ela. Como ela tem gastrite, achei que as duas coisas pudessem ter relação e sugeri uma consulta com o gastroenterologista", afirma a esteticista Caroline Pavão. O conselho fez efeito, mas não imediatamente a amiga ficou irritada e deixou de falar com Caroline por meses.

Quando o nariz apita, no entanto, o caso é grave e precisa de tratamento. Mas só isso não basta: os cuidados preventivos são a melhor maneira de evitar os constrangimentos e as crises de autoestima que todo esse mau cheiro é capaz de provocar. A seguir, você acompanha as dicas dos especialistas para acabar com o quarteto do azedume.
MINHA VIDA