domingo, 3 de janeiro de 2010

Intestino Preguiçoso

Que dureza!!! Ir ao banheiro pode ser tarefa difícil para algumas crianças. Conforme especialistas, a prisão de ventre está ligada à má alimentação, ao sedentarismo, a fatores emocionais e pode causar desconforto ao evacuar. Uma receita simples e fácil para solucionar é a amamentação.
“A criança que come guloseimas diariamente, consome poucas frutas, quase não bebe água e substitui o leite materno pelo artificial tem maior chance de ficar constipada”, alerta Maria Cristina Senna Duarte, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e diretora da NeoVacinas.

A atenção dos pais para resolver o problema é fundamental. “É necessário observar se as fezes estão duras, ressecadas ou em forma de bolinha; se ela sente dor; e se vai menos de três vezes por semana ao banheiro", aconselha.

Para estimular o funcionamento do intestino, praticar atividades físicas, andar, correr e até mesmo brincar podem ajudar. Pesquisas afirmam que a imaturidade do sistema locomotor leva ao retardo dos movimentos intestinais, o que diminui o reflexo da evacuação. Outra dica é ficar de olho nos hábitos alimentares. “Os pais devem investir em frutas, verduras e legumes crus, iogurtes com probióticos (que ajudam a regular o intestino), muita água e sucos de frutas sem coar. Já para os bebês a dica é abusar dos benefícios do leite materno”, diz a especialista.

Veja as dicas da nutricionista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, Adriana H. Zampolo:
• Para bebês de até seis meses de idade o aleitamento materno deve ser exclusivo;
• A partir do sétimo mês sucos e frutas amassadas podem colaborar. Prefira mamão, laranja, ameixa, mexerica e banana;
• Para crianças acima de um ano é possível misturar mais de uma fruta ao suco, por exemplo, mamão e laranja. Além de aguçar o sabor ajuda no funcionamento intestinal;
• Nas papinhas, use bastantes verduras como abóbora, escarola e couve. Evite batata e mandioquinha;
• Adicionar aveia às refeições também é ótima sugestão.
SEMPRE MATERNA.UOL.