quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Parto sem dor é possível?

Algumas dizem que dói muito. Outras que nem tanto. Há até as que acham que é perfeitamente suportável. Conversamos com o ginecologista e obstetra Antonio Carlos Nisida sobre a dor no parto. Confira.

TopBaby – Por que o parto, em geral, é doloroso?
Dr. Nisida – Demoram algumas horas entre o trabalho de parto e o nascimento do bebê, sendo que o único meio de dilatar o colo do útero, até então fechado, são as contrações. Elas são dolorosas, como é doloroso qualquer esforço muscular extremo e repetido.

TopBaby – É possível avaliar a intensidade dessa dor?
Dr. Nisida – Varia muito. Não é uma sensação que se possa quantificar e nem é objetiva. Diante do mesmo estímulo, uma mulher pode gritar de dor e outra suportar facilmente o desconforto.

TopBaby – Qual a razão dessa diferença?
Dr. Nisida – Algumas mulheres são menos sensíveis às informações dolorosas e há outras, que no momento do parto, secretam mais endorfina – substância que ajuda a enfrentar a dor. Fatores emocionais e culturais também influenciam na percepção de cada pessoa.

TopBaby – O medo interfere no trabalho de parto? Como?
Dr. Nisida – Sim. Porque cria um comportamento defensivo: o corpo se retesa, aumenta o ritmo cardíaco, exigindo uma respiração mais rápida. O estress materno altera as contrações uterinas.

TopBaby – As contrações dolorosas anunciam a chegada do bebê?
Dr. Nisida – Não necessariamente. Algumas mulheres, antes mesmo do sexto mês de gravidez, apresentam contrações dolorosas. Neste período, essas dores são preocupantes, porque podem indicar um parto prematuro.

TopBaby – Como são as contrações quando o parto está próximo?
Dr. Nisida – Acontecem, em média, a cada três minutos e duram cerca de 60 segundos.

TopBaby – A dor aumenta à medida que se aproxima a hora do parto?
Dr. Nisida – Sim, torna-se mais intensa e freqüente.

TopBaby – Como diminuir a dor no momento da expulsão?
Dr. Nisida – Sim, através da anestesia local, peridural ou raquidiana.

TopBaby – É possível não sentir nenhuma dor?
Dr. Nisida – É muito raro ser totalmente insensível às contrações, mas algumas mulheres afirmam que as dores são perfeitamente suportáveis.

TopBaby – Por que as gestantes sentem dor nos rins?
Dr. Nisida – Porque as terminações nervosas do útero vão até o nível da décima vértebra torácica, que fica na altura dos rins.

TopBaby - E a dor nas pernas? Qual a causa?
Dr. Nisida – Está ligada à posição do bebê. Durante o trajeto pelo canal do parto, ele pode comprimir o nervo ciático materno, daí a dor na bacia ou na parte posterior das coxas.

TopBaby – O que é episiotomia?
Dr. Nisida – É um corte na mucosa, nos músculos da vagina e do períneo da mulher para ampliar o canal, facilitando a saída do bebê. É feito com anestesia e, posteriormente, suturado.

TopBaby - Quando terminam as dores?
Dr. Nisida – Após a saída da cabeça do bebê, as contrações tornam-se menos penosas.

TopBaby – Por que, depois do parto, se pressiona a barriga da mulher?
Dr. Nisida – Ele pressiona o fundo do útero para que a placenta saia, se por acaso a contração uterina não foi suficiente para expulsá-la.

TopBaby – Um segundo parto é sempre menos doloroso?
Dr. Nisida – Não existe regra. Tudo vai depender das circunstâncias e do estado da mulher. Como ela já tem experiência e, tanto a bacia quanto o colo do útero já foram testados, o segundo parto costuma ser mais rápido e menos doloroso.

TopBaby – A gestante sofre mais quando o bebê é grande?
Dr. Nisida – Não necessariamente. Normalmente, a resistência à passagem da criança costuma ser maior quando ela pesa acima de 4 kg. Topbaby