quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Empatia e confiança são obra do hormônio oxitocina

Os efeitos da oxitocina são bem conhecidos em ocasiões como nascimento e amamentação (inclusive é ministrado via nasal para estimular a produção de leite) e no comportamento animal, como incentivador para limpar e confortar crias. Mas os cientistas têm investigado mais a fundo os efeitos do hormônio na construção da vida civilizada, atribuindo a ele a capacidade de sentir empatia e confiança.

Um dos estudos recentes associou as diferentes respostas ao hormônio à habilidade por interpretar emoções no rosto, perceber as emoções de outros, sentir compaixão por problemas, entre outros aspectos. Essas diferenças são definidas geneticamente.

O hormônio inclusive aumenta a confiança das pessoas em deixar dinheiro com terceiros. O Instituto de Pesquisas Empíricas em Economia da Universidade de Zurique realizou levantamento com 58 estudantes homens, no qual alguns receberam dose de oxitocina via nariz e outros apenas uma substância sem efeitos no organismo. Cinqüenta minutos depois, eles iniciaram um jogo da confiança usando uma moeda fictícia que eles poderiam investir ou guardar. 45% dos estudantes que receberam oxitocina confiaram em seus parceiros enquanto apenas 21% dos que tomaram o placebo tiveram a mesma atitude.

O hormônio ajuda até a achar oponentes menos arrogantes, segundo apontou outra pesquisa, desta vez da universidade de Haifa. Terra Sáude