domingo, 24 de abril de 2011

A cada 5 anos o número de casos de Alzheimer dobrará entre os idosos

A doença de Alzheimer (DA) é um distúrbio cerebral progressivo e irreversível, que destrói lentamente a memória, habilidade de pensar e, finalmente, a capacidade de realizar tarefas simples do cotidiano.A maioria das pessoas com DA desenvolvem os primeiros sintomas depois dos 60 anos.O nome DA é uma homenagem ao médico alemão Alois Alzheimer.Em 1906, o Dr. Alzheimer descreveu alterações no tecido cerebral de uma mulher que havia morrido de uma doença mental incomum.

Segundo estimativas recentes, 2,5 até 5,1 milhões de americanos têm DA, sendo a doença mais comum entre as mulheres.A menos que a doença possa ser efetivamente tratada ou prevenida, o número de pessoas portadoras de DA deverá aumentar significativamente entre a população.O número de pessoas com 65 anos de idade ou mais nos Estados Unidos (EUA) deverá crescer de 39 milhões em 2008 para 72 milhões em 2030, assim, o número de pessoas com DA dobrará a cada 5 anos na faixa etária acima dos 65 anos de idade.

A DA é a causa mais comum de demência entre os idosos, mas não é considerada um achado normal do envelhecimento.O termo demência se refere a um declínio das funções cognitivas que afeta a capacidade de realizar atividades diárias.A DA começa em uma região do cérebro que afeta a memória recente, então, gradualmente se espalha para outras regiões cerebrais. Embora o tratamento possa retardar a progressão da DA, e ainda, ajudar a melhorar os sintomas em alguns doentes, atualmente não existe uma cura para esta doença devastadora.

Quanto tempo uma pessoa pode viver com doença de Alzheimer?

A DA é uma doença lenta, que inicia com problemas leves de memória, terminando com graves danos cerebrais. O tempo desde o diagnóstico até a morte varia de 3 a 4 anos se o paciente está com mais de 80 anos na ocasião do diagnóstico, até 10 anos ou mais, se a pessoa acometida for mais jovem.

Outros fatores que afetam o tempo que uma pessoa irá viver com a DA, incluem a presença de outros problemas de saúde e a gravidade dos problemas cognitivos observados na ocasião do diagnóstico.

Alzheimers Disease Education & Referral Center