quinta-feira, 28 de abril de 2011

Antioxidantes presentes na maçã previnem tumores

O incomparável sabor da maçã, agora tem mais motivos para povoar o paladar dos brasileiros: a cada ano, novas investigações científicas confirmam que a maçã possui um conjunto de substâncias que trazem entre outras vantagens, a diminuição da formação de radicais livres, moléculas formadas no organismo que, em excesso, prejudicam o DNA das células, favorecendo a formação de tumores.

Essas propriedades antitumorais da maçã são garantidas pela sua abundância em compostos fenólicos, preciosos antioxidantes que neutralizam os temidos radicais livres.

Além dessa ação de prevenção, há indícios científicos de que os mesmos compostos presentes na fruta regulariam favorecem a recuperação dos pacientes com tumores já desenvolvidos, aguçando a resposta imunológica e a expressão do gene.

A maçã também possui na sua casca fibras solúveis importantes na prevenção do câncer colorretal. Isso acontece porque um baixo consumo de fibras aumenta a concentração de toxinas na mucosa intestinal, que podem irritar suas células, favorecendo a formação de um tumor. Ao melhorar o trânsito intestinal, essa substância facilita a eliminação dessas impurezas. Além de proteger os intestinos, ela ainda reduz as taxas de glicose e de colesterol, que, em excesso, são nocivas às artérias.

Veja abaixo outras vantagens importantes dessa irresistível fruta:

•Reduz a chance de desenvolver câncer de pulmão, mama, próstata, doenças cardiovasculares e asma;
•Impede a formação de cálculos, evita a indigestão;
•A maçã contribui para um bom sono e é excelente para o cérebro, porque contém ácido fosfórico em forma facilmente digerível;
•A maçã também é rica em potássio, que ajuda a eliminar o sódio excedente, retirando o excesso de água retida no corpo e ainda purifica o sangue.
•Limpa o trato vocal, boca, faringe e favorece uma voz com melhor ressonância, prevenindo a infecção da garganta;
•Diabéticos e pessoas obesas são os que mais se beneficiam do consumo da maçã. A frutose é absorvida lentamente pelo organismo, o que evita o aumento do nível de glicose no sangue. Também possui nutrientes que modulam o açúcar no sangue, ajuda a controlar a fome e ameniza os ataques compulsivos que podem ocorrer quando se está fazendo uma dieta de restrição calórica.
É uma fruta muito rica em nutrientes e que pode ser consumida diariamente. A maçã conta com minerais importantes para o funcionamento do organismo, como o potássio, o cálcio, o magnésio e o fósforo. Sempre consuma a maçã inteira. Sua casca possui de cinco a dez vezes mais substâncias ativas do que a polpa.

Entretanto, não adianta exagerar apostando nesse potencial saudável da maçã. Várias unidades diárias podem ter o efeito contrário, eliminando o efeito positivo, já que o excesso de seus componentes cria uma espécie de efeito tóxico, gerando mais radicais livres em vez de combatê-los. Fique atento, nenhum alimento em exagero faz bem!

Éverton Oliveira Saúde Plena