quinta-feira, 31 de março de 2011

Cirurgia bariátrica é recomendada a obeso leve com diabetes

Os obesos leves, com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 35, e portadores de diabetes tipo 2 foram recomendados pela Federação Internacional de Diabete a fazer cirurgia bariátrica como opção de tratamento. Atualmente, a cirurgia é realizada apenas naqueles com IMC superior a 35, sendo que, no Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) indica a intervenção naqueles com IMC superior a 40, como divulgado pelo jornal Estadão.

A Federação Internacional anunciou a decisão na terça-feira (29), durante o 2º Congresso de Intervenção para Terapia do Diabete Tipo 2, nos Estados Unidos, onde 20 especialistas sugeriram que a cirurgia seja uma das primeiras opções dos médicos no tratamento da doença. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica indicaram que 10% dos diabéticos morrem de problemas cardiovasculares todos os anos, caindo para 0,3% entre aqueles que fizeram a operação, pois entre 5 e 10% dos diabéticos são resistentes à insulina e não respondem ao tratamento convencional.

Os especialistas da Federação Internacional de Diabete afirmaram que a cirrugia deve ser feita segundo protocolo internacional, com tratamento multidisciplinar.


Terra