sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Conheça os mitos e as verdades sobre a ressaca

RIO - Mulheres ficam bêbadas mais rápido? Misturar bebidas dá dor de cabeça? E comer massa, ajuda a curar a ressaca? O clínico geral Luis Fernando Barros Correia, chefe da emergência do hospital Samaritano tira as dúvidas sobre os mitos e dá algumas dicas para acabar com a ressaca nessa época de festas.

Mito: misturar bebidas dá ressaca. Beber muito álcool intoxica o organismo e dá a sensação de mal-estar da ressaca, mas segundo o médico é uma questão de adequação: - Muitas vezes a pessoa está acostumada com um tipo de bebida e sabe seu limite. Ao experimentar outra bebida, acaba perdendo a mão e fica bêbada.

Verdade: beber de estômago vazio faz a pessoa ficar bêbada rapidamente. - A comida retarda a absorção do álcool e a consequente intoxicação que causa a ressaca - explica Luis Fernando.

Mito: mulheres ficam bêbadas mais rápido que homens. Os homens têm uma área corporal maior e por isso processam uma maior quantidade de álcool, mas uma mulher grande também tem a mesma capacidade, segundo o médico.

Verdade: alternar álcool com água ou refrigerante evita a ressaca. Esse truque faz com que a pessoa beba mais devagar e o organismo vá absorvendo o álcool aos poucos. Outra medida é colocar uma pedra de gelo na bebida.

Mito: algumas bebidas favorecem a ressaca. Nada disso. A concentração de álcool é maior nos destilados, mas quem bebe uma quantidade grande de cerveja também tem ressaca.

Verdade: comer um doce corta o efeito do álcool. Sim! Com o açúcar o corpo funciona mais rápido, ajuda a quebrar o álcool e ainda anima. Dá sensação de bem-estar.

Mito: só o refrigerante comum alivia os sintomas da ressaca. Os refrigerantes diet têm menos açúcar, substância que contribui para a quebra do álcool, então perdem para os comuns nesse quesito. Mas os diet com cafeína fazem a circulação sanguínea aumentar e promovem a sensação de energia. Como o estômago fica irritado com o álcool, a bebida gasosa o dilata e ajuda a abrir a passagem entre estômago e intestino, dando alívio.

Verdade: comer massa ajuda a curar a ressaca. O ideal depois da bebedeira é ingerir bastante líquido e alimentos leves porque o estômago já está irritado pelo álcool. A massa tem processamento rápido e pode ser incluída nesse S.O.S, mas tem que ter cuidado com o molho. - Se for de tomate, ótimo. É o indicado para maratonistas depois de uma prova. Folhas, legumes e frutas também são indicados, principalmente frutas, porque têm frutose e água - diz o médico.

Mito: beber leite ou azeite antes do álcool previne a ressaca. A crença seria que azeite e leite fariam uma película gordurosa no estômago, impedindo a absorção do álcool. Segundo o médico não é bom negócio e pode irritar o estômago.


O Globo