quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vodca nos olhos pode provocar sérios danos à saúde

De tempos em tempos somos surpreendidos por algum movimento realizado pelos jovens que nos deixam de cabelos em pé. Adolescentes vivem a fase de curtição e de desafios, mas é neste período que algumas experimentações mais estranhas são realizadas. O mundo inteiro passou a acompanhar um fenômeno que foi difundido via vídeos na internet e que pode causar sérios danos à saúde de quem pratica.

Jovens britânicos e americanos começaram a pingar vodca pura nos olhos, sob a desculpa de produzir um efeito mais rápido do álcool no organismo. Rapidamente este mito passou a ser disseminado pelo mundo todo, e até no Brasil já apareceram registros de pessoas com queimaduras decorrentes desta brincadeira perigosa.

Segundo a oftalmologista e Diretora do Hospital de Olhos de São Paulo Juliana Mitre, colocar vodca no olho pode causar vários problemas, como uma conjuntivite alérgica ou até inflamação da córnea. "Este tipo de inflamação pode deixar cicatrizes permanentes na córnea do paciente e, em muitos casos, ele acaba precisando de transplante", disse a oftalmologista.

A vodca contém substâncias, como o álcool, que podem realmente cegar, mas não é o único líquido que deve ficar longe dos olhos humanos. Para Juliana, até água boricada deve ser mantida longe dos olhos. "Pingar líquidos indesejados pode causar efeitos graves, e o primeiro passo a ser seguido caso isso ocorra é lavar a região dos olhos abundantemente, de preferência com água limpa e filtrada", afirmou.

Mas se você ainda quer saber se o contato da vodca com os olhos favorece a embriaguez, a médica explica que o efeito é quase nulo e o perigo é extremamente elevado. "O álcool em contato com a corrente sanguínea pode acelerar o processo de embriaguez, mas a região do olho é pouco irrigada por estes vasos e esse tipo de atitude é praticamente nula. Essa história de acelerar a embriaguez é uma lenda", disse.

Colocar vodca no olho pode funcionar como uma roleta russa. Em uma das tentativas, você pode ser premiado com uma cicatriz permanente no olho e terá que conviver com uma mancha na visão. Com certeza, é um preço muito alto a se pagar para qualquer brincadeira de adolescentes. [ Terra Saúde ]