segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Meditação pode reduzir a ansiedade e aumentar o bem estar de estudantes

A meditação conhecida como mindfulness - marcada pela concentração no momento atual, sem julgamentos - parece aumentar o bem estar dos adolescentes, segundo recente estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Avaliando 155 garotos de 14 e 15 anos, os pesquisadores notaram que um programa com aulas semanais de 40 minutos de meditação e mais oito minutos diários de exercícios de concentração e redução de estresse pode trazer benefícios significativos para os jovens.

Na pesquisa, os jovens que foram treinados em meditação mindfulness apresentaram aumento nas medidas de bem estar - uma combinação de “bom funcionamento” e sensação boa - proporcional ao tempo gasto com a prática. E os adolescentes com maiores níveis de ansiedade apresentaram os maiores benefícios com a meditação.

“Cada vez mais, estamos percebendo a importância de apoiar a saúde mental global das crianças”, destacou a pesquisadora Felicia Huppert, em artigo recentemente publicado no Journal of Positive Psychology “Muitos estudantes aproveitam genuinamente os exercícios e dizem que pretendem continuá-los - um bom sinal de que muitas crianças seriam receptivas a esse tipo de intervenção”, concluiu a especialista. [ Blog Boa Saúde ]